Será que o marketing boca a boca ainda funciona?

Será que o marketing boca a boca ainda funciona?

Com a evolução das estratégias de comunicação, muitos ainda questionam se o marketing boca a boca funciona. Se sim, quais seriam as maneiras mais efetivas para atingir sucesso por meio dele?

Essas são as perguntas que responderemos neste artigo.

No contexto atual, em que a internet é um importante método de interação e um meio de comunicação muito utilizado para divulgar negócios e atrair clientes, o marketing boca a boca ficou mais forte. Por isso, confira o conteúdo a seguir e aprenda formas de obter maior visibilidade para sua companhia e vender mais!

O que é marketing boca a boca?

Philip Kotler, um dos mais importantes autores do marketing moderno, afirma categoricamente em seu livro “Marketing 4.0” que as pessoas, atualmente, estão confiando cada vez menos em métodos tradicionais de comunicação das marcas. Em vez disso, dão mais atenção e credibilidade ao círculo social delas, ou seja, na opinião dos amigos, familiares e seguidores.

Nesse sentido, podemos facilmente compreender o conceito de marketing boca a boca, na prática. Trata-se do compartilhamento de experiências com um produto ou marca, feito pelas pessoas em suas conversas pessoais com outros consumidores, de maneira descontraída e natural.

Também chamado de buzz marketing, ele ainda funciona, embora esteja sendo mal utilizado. O problema é que alguns profissionais não compreendem o potencial dessa estratégia e como é possível trabalhar para gerar o efeito desejado.

Qual a importância do marketing boca a boca?

Essa forma de interação ajuda as empresas a se tornarem mais humanas e ingressarem nas conversas particulares dos clientes. A marca deixa de ser uma simples provedora de produtos/serviços, para virar uma solução necessária e opção de ajuda para as pessoas.

Outro motivo de suma importância é o fato de o custo de divulgação e ampliação da empresa ser bem menor do que seria com abordagens tradicionais. Afinal, ele gera uma reação inevitável no público e se conecta com as emoções dele, impulsionando-o a comprar sem hesitação.

Além disso, é uma estratégia direcionável e segmentada, ou seja, as pessoas só falam dos produtos que gostaram para quem pode também se interessar por ele. Assim, segue o fluxo de boca a boca.

Como fazer o marketing boca a boca?

Confira a seguir algumas dicas de como mudar a cultura da sua empresa para incentivar esse tipo de marketing.

Invista no bom atendimento

Um atendimento de qualidade é fundamental. Sem ele, não é possível gerar valor para o cliente e criar uma experiência memorável que o faça querer compartilhar. O momento do suporte e assistência é a oportunidade de se comunicar diretamente com o usuário e ajudá-lo com o seu problema. Por isso, aproveite da melhor maneira, use um tom humano, atencioso e consultivo.

Surpreenda os clientes

Outra boa dica é surpreender os clientes com abordagens inovadoras, conquistando a atenção deles. Nesse sentido, a sua equipe deve ser criativa e pensar bastante em como solucionar os problemas dos consumidores de uma maneira otimizada, inesquecível e única.

Aposte no marketing de relacionamento

É fundamental também apostar no marketing de relacionamento e estabelecer uma conexão mais horizontal com os consumidores. A marca precisa dialogar com a mesma linguagem, gerar identificação/conexão e conquistar o cliente com a geração de valor contínuo e surpreendente, como uma amizade mesmo.

O conceito de buzz marketing também está associado ao de referral marketing ou marketing de indicação. A ideia pode ser entendida pelo funil em espiral, que determina o começo da jornada de novos clientes a partir do término da de outros.

As redes sociais cooperam bastante com essas estratégias, pois ampliam o espaço para discussão. Com elas, cada cliente tem um perfil próprio para falar das experiências boas e ruins que já teve com as empresas e influenciar outros ao seu redor.

O marketing boca a boca ganhou mais força na atualidade, principalmente com as mídias sociais. No entanto, é preciso aprender sobre ele e aplicar uma mudança cultural para conquistar os resultados.

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