Quais foram as principais mudanças no marketing nos últimos 10 anos?

Vivemos em uma era em que as transformações ocorrem quase de um dia para o outro, fazendo com que as pessoas e, também, as empresas necessitem se adaptar às novas realidades. Exemplo disso são as mudanças no marketing, que passou por muitas inovações nos últimos anos.

Mas o que se alterou no cenário do marketing? Como essas mudanças impactaram as empresas e qual é a melhor forma de lidar com cada uma delas para tirar o máximo de proveito da situação? Todos esses assuntos serão debatidos nos tópicos a seguir. Acompanhe!

Fortalecimento dos canais digitais

Se existe algo que revolucionou o marketing foram os canais digitais, entre os quais estão sites, blogs e as redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Tais ferramentas de comunicação possibilitaram uma relação muito mais próxima com o público consumidor, que pode trocar informações com as marcas, deixar críticas e sugestões para que produtos e serviços sejam melhorados etc.

É claro que para se dar bem com as mídias digitais, o setor de marketing, principalmente no que tange à comunicação, precisa estar bem preparado. É imprescindível que profissionais como publicitários, relações-públicas e jornalistas sejam convertidos à era digital, a fim de conseguir lidar com as novas tecnologias e ter criatividade para empregá-las da melhor maneira possível.

Automação de processos

Se antigamente existiam muitos profissionais de marketing que tinham de lidar com questões mais operacionais e burocráticas, hoje em dia essa prática assume uma nova realidade. Isso ocorre porque boa parte dos processos já pode ser automatizada, como o envio de newsletter, interações automáticas nas redes sociais e em sites, disparo de anúncios personalizados etc.

Assim, há uma tendência que promete tomar conta do mercado num futuro próximo. Como os chatbots estão sendo cada vez mais utilizados no processo de comunicação entre as empresas e seus públicos, a automação no marketing deve crescer vertiginosamente.

Foco em dados e métricas

Na época em que os anúncios publicitários eram veiculados exclusivamente em jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, não era possível extrair um número exato de pessoas que tiveram acesso às peças. Por mais que os editores de um jornal afirmassem que o veículo tinha um número “X” de assinantes ou que havia uma estimativa “Y” de leitores, esse número nunca era preciso.

Entre as grandes mudanças no marketing está a utilização das métricas, por meio das quais é possível observar dados reais e traçar estratégias que produzam resultados mais certeiros. Os profissionais da área podem ter acesso ao número de pessoas que visualizaram um anúncio nas redes sociais, calcular o retorno obtido com um investimento na web, criar leads etc.

Experiência do consumidor

Nunca o consumidor esteve tão próximo das marcas como nos tempos atuais. Tal realidade se justifica pelo aumento vertiginoso do número de pessoas com acesso a smartphones, tablets e outros equipamentos digitais. Esse fator é positivo para que as empresas sofistiquem a experiência digital do consumidor ao longo de sua jornada de compra.

Para isso, as empresas podem usar a criatividade e apostar em diferentes estratégias que envolvam desde a realidade aumentada em embalagens de produtos até o uso do marketing de conteúdo, interatividade por meio de transmissões de vídeo ao vivo etc.

Essas foram apenas algumas das mudanças no marketing que ocorreram nos últimos anos. Para você, profissional de marketing, recomendamos que fique sempre atualizado com essas novidades, pois somente assim será possível manter a competitividade e ficar um passo à frente da concorrência.

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