E-mail marketing: melhore as vendas e o atendimento ao cliente

Engana-se quem pensa que o e-mail marketing morreu ou é uma estratégia ultrapassada. Também é equivocada a ideia de que investir nele é sinônimo de encher a caixa de entrada dos clientes com spam.

As ações de e-mail marketing podem trazer muitos benefícios para as empresas, como o aumento das vendas e a melhoria no atendimento aos clientes. Para que você saiba mais sobre o assunto, respondemos algumas dúvidas comuns a respeito dele.

Confira a seguir!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing caracteriza qualquer tipo de comunicação feita por uma empresa a seus clientes ou prospects via correio eletrônico. Sendo assim, ele pode ser de cunho informativo, promocional etc.

Na atualidade, é raro encontrarmos alguém que não tenha e-mail e as pessoas costumam abrir as suas caixas diversas vezes por dia. Por esse motivo, investir no envio de mensagens é uma estratégia que, se bem executada, traz muitos benefícios para os negócios.

Para que serve o e-mail marketing em uma estratégia?

Uma estratégia de e-mail marketing pode ter diversos objetivos, mas o principal deles é estabelecer uma comunicação adequada com os clientes, que podem ser apresentados aos produtos e serviços que uma empresa comercializa.

Veja alguns exemplos de ações que podem ser desenvolvidas a partir do envio de e-mails:

Promoção de conteúdos

Se você também investe em marketing de conteúdo e faz a publicação de posts em seu blog, pode avisar os seus seguidores por e-mail sempre que houver um novo.

Engajamento de leads

Se uma pessoa autoriza que você envie e-mails para ela, é sinal de que deseja manter um relacionamento com a sua empresa. Ela já se converteu em lead e quer receber informações para, talvez, se tornar cliente do seu negócio.

Relacionamento com os clientes e pós-venda

Estabelecer um relacionamento com os clientes após uma venda é importante para que essas pessoas voltem a comprar com você em ocasiões futuras. Exemplo disso pode ser observado quando recebemos pesquisas de satisfação, por exemplo.

Quais boas práticas devem ser adotadas em uma estratégia de e-mail marketing?

Para evitar que as suas mensagens sejam vistas como spam ou excluídas pelos destinatários, algumas boas práticas devem ser adotadas. Veja algumas delas:

Utilize a linguagem adequada

É importante que você tenha uma linguagem padrão para os e-mails da sua empresa, assim como ocorre em outras mídias, como as redes sociais. A ideia é aproximar o cliente ao estilo e à realidade da empresa.

Trabalhe com títulos persuasivos

Os títulos precisam ser breves e chamar a atenção do leitor. Evite utilizar expressões como “promoção” e “ofertas”, pois ele poderá entender que você deseja apenas vender algo.

Faça textos curtos

Além dos títulos persuasivos, o texto do corpo do e-mail também deve ser trabalhado. Invista em textos curtos, pois as pessoas não têm tempo para ler conteúdos muito longos. É preciso manter a clareza e a objetividade.

Viu como o e-mail marketing pode ser uma estratégia importante para a sua empresa? Você pretende começar a usá-lo em breve? Conte para a gente nos comentários!

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