Como as redes sociais mudaram a forma de divulgar uma marca?

As redes sociais revolucionaram a comunicação em muitos aspectos, principalmente no meio empresarial, quando uma organização precisa divulgar a marca e melhorar o relacionamento com os seus públicos.

Dentro desse contexto, cada vez mais é necessário desenvolver estratégias de branding utilizando esses canais, possibilitando assim, mais interação com os consumidores e garantindo uma participação ativa no dia a dia das pessoas.

Para que você possa tirar proveito dessa realidade e divulgar a marca do seu negócio, elaboramos uma série com algumas dicas práticas. Não deixe de acompanhar nos tópicos a seguir.

Esteja nas redes sociais em que o seu público está presente

O Facebook é a rede social com mais usuários em todo o mundo, de modo que é quase uma obrigação que todas as marcas que desenvolvem estratégias na internet tenham a sua fanpage.

No entanto, existem outras redes mais nichadas e específicas, que podem ser excelentes para se comunicar com perfis de públicos exclusivos. O Instagram, por exemplo, é ótimo para postar fotos, sendo ideal para marcas de apelo visual, como de roupas ou de comida.

O Twitter possui um público irônico e urbano, sendo ideal para as empresas que têm um perfil mais despojado. O Snapchat tem forte apelo entre os jovens, o que o faz ser indicado para marcas que precisam dialogar com adolescentes e jovens adultos. O LinkedIn, por sua vez, é focado no público empresarial.

Além disso, existem muitas outras redes como o Pinterest, o Tumblr, entre outras, que podem ser exploradas pela sua marca, caso seu público esteja presente nelas.

Produza conteúdo de qualidade para a sua audiência

Além de encontrar o canal certo para divulgar a sua marca na internet, é fundamental que você produza conteúdo de qualidade e que gere interação e engajamento com a sua audiência.

Recomenda-se utilizar como parâmetro para a produção de conteúdo nas redes sociais, uma regra conhecida como 80/20. De acordo com essa norma, 80% do conteúdo desenvolvido para os canais digitais deve ser informativo e apenas 20% promocional, ou seja, divulgando os seus produtos ou serviços propriamente ditos.

A ideia é que você consiga engajar o público por ser uma marca irreverente, que tem um papel institucional forte e que se preocupa em manter os seus seguidores bem informados e não apenas em vender algo.

Utilize técnicas de remarketing

O remarketing é uma prática em que o consumidor, após acessar o site de uma empresa, tem cookies instalados em seu navegador na internet, o que possibilita que sejam mostrados banners e anúncios nas redes sociais.

Assim, se você tem uma loja de informática, por exemplo, e uma pessoa visita seu site para ver preços de notebooks, caso você tenha uma ferramenta de remarketing, ela fará com que anúncios de sua marca sejam divulgados para esse usuário em suas redes sociais.

Compreender como as redes sociais mudaram as formas de divulgar a marca é extremamente relevante, pois, apenas as empresas que dominam essas técnicas conseguem se manter ativas no mercado e conquistar novos clientes.

Caso você tenha dúvidas sobre o assunto, nós podemos ajudar! Entre em contato conosco e saiba mais!

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