25 abr 2018 Remarketing e retargeting: o que você precisa saber sobre o assunto
É comum que os estrategistas de marketing das empresas tenham dificuldade em diferenciar os termos remarketing e retargeting, pois eles não são semelhantes apenas na grafia, mas também nos conceitos que representam.
Para acabar com essa dúvida de uma vez por todas, vamos esclarecer o que é remarketing, o que é retargeting e quais são as semelhanças e diferenças entre as duas estratégias.
Então, se você também sempre faz confusão com esses conceitos, continue conosco e tire as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é retargeting?
O retargeting é uma estratégia cujo objetivo principal é impactar novamente as pessoas que tiveram contato com a marca de alguma forma, mas que, por qualquer motivo, não finalizaram a atividade que se esperava.
Um exemplo prático disso ocorre quando alguém acessa o site de um e-commerce, pesquisa os produtos oferecidos, escolhe aqueles que mais lhe agradam e coloca-os no carrinho, mas acaba fechando a página sem realizar a compra.
Nesse caso, o retargeting pode ser utilizado como uma ação estratégica, por exemplo, com o envio de um e-mail para esse cliente em potencial no dia seguinte, convidando-o a finalizar a compra, ou por meio de cookies do site, que são instalados no computador dessa pessoa, fazendo com que anúncios da loja sejam mostrados em outros sites por ela acessados.
E o remarketing, o que é?
O remarketing é praticamente a mesma coisa que o retargeting, sendo que a diferença principal é que essa é a forma como o Google chama a estratégia, tendo uma ferramenta exclusiva para isso.
Sendo assim, é possível fazer a contratação de uma ferramenta disponibilizada pelo Google para utilizar o retargeting e fazer com que os clientes que já tiveram contato com a sua marca visualizem novamente os anúncios da empresa.
Isso não quer dizer que é preciso contratar o remarketing do Google, pois existem outras ferramentas no mercado, as quais você pode analisar e verificar para decidir qual traz mais resultados positivos para a sua empresa.
Quando utilizar estratégias de remarketing e retargeting?
Conforme dito, o remarketing ou retargeting devem ser usados quando é preciso fazer com que alguém que já se interessou pela sua marca volte a ter contato com o seu funil de vendas e, assim, torne-se realmente um cliente em potencial.
Para desenvolver uma estratégia de retargeting, no entanto, não basta apenas mostrar banners para os leads nos sites acessados ou em seus perfis nas redes sociais, mas desenvolver gatilhos mentais que realmente façam com que eles se convertam em clientes.
Desse modo, todo o conhecimento na dinâmica publicitária, como o uso de cores impactantes, de escrita persuasiva, da linguagem da sua persona, entre outras ações que já são de conhecimento dos profissionais de marketing, precisa ser utilizado para que as pessoas realmente sejam, mais uma vez, impactadas por aquilo que está sendo oferecido.
Agora que você já sabe o que é remarketing e retargeting, não pode mais errar! Porém, o mais importante não é a terminologia utilizada, mas o emprego desse conceito de forma eficiente.
Ainda falando em estratégias para Internet, recomendamos a leitura de nosso artigo “Mobile marketing: como criar uma estratégia eficiente?” Temos certeza de que você conquistará bons conhecimentos também com esse conteúdo!
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