31 jul 2018 Publicações empresariais: use como diferencial na produção de conteúdo
Quando falamos em comunicação e marketing nos dias atuais, a produção de conteúdo é um assunto que sempre vem à tona. Mas por que esse tipo de estratégia é tão relevante?
A resposta é simples: os conteúdos próprios podem ser utilizados pelas empresas para diversas finalidades, tanto na comunicação interna quanto na externa. Além disso, a produção própria também dá mais credibilidade para as organizações.
Continue a leitura e entenda mais sobre as publicações empresariais e como elas podem impactar nas estratégias da sua empresa.
Por que as empresas devem investir na produção de conteúdo?
As empresas precisam investir na produção de materiais próprios para atrair clientes, bem como para que os consumidores possam entender sua relevância e os produtos e serviços que são oferecidos. As publicações empresariais refletem a imagem da empresa, a forma como ela se posiciona e a maneira como deseja se comunicar com os públicos estratégicos.
No caso das organizações que investem em marketing de conteúdo, por exemplo, ao criar posts falando sobre assuntos relacionados ao seu mercado de atuação, a empresa se posiciona como uma autoridade naquela área.
Como deve ser o discurso adotado nos conteúdos desenvolvidos pela empresa?
O discurso adotado para os conteúdos escritos ou produzidos pelas empresas, tanto no meio online como no offline, precisa seguir os preceitos da sua cultura organizacional. Ou seja, o produtor precisa conhecer a missão, a visão e os valores em que o negócio acredita para seguir uma linguagem padrão.
Além disso, é preciso também compreender como o público recebe essas publicações, tendo em vista que cada empresa atende a um nicho específico de pessoas. Por isso, uma ideia interessante é investir na criação de personas e direcionar os discursos para elas.
Aqui é importante destacar que, apesar de a linguagem adotada no conteúdo mudar de acordo com a persona a que ele se destina, o embasamento na cultura organizacional deve ser sempre o mesmo.
Como escolher a ferramenta de comunicação institucional?
Existem diversas ferramentas e meios de comunicação que as empresas podem utilizar para a sua comunicação institucional. E engana-se quem pensa que apenas o meio digital oferece esses recursos, pois os meios impressos ainda estão em alta. Por isso, revistas, informativos, folders e flyers também podem ser utilizados de maneira estratégica.
Já no meio virtual, as publicações podem ser feitas principalmente em blogs, mas também compartilhadas em redes sociais. Nesse caso, é necessário que o produtor conheça boas práticas da publicação na web, como o SEO.
O conteúdo também é base de estratégias de inbound marketing, um método que vem se tornando bastante popular, por não gerar tantos custos e ser bastante eficaz.
A produção de conteúdo nas publicações empresariais é muito importante e deve ser vista pela sua empresa como algo estratégico, por isso, procure contar com o auxílio de uma empresa especializada para desenvolvê-la.
A Interface Comunicação tem experiência de mais de duas décadas com comunicação empresarial. Estamos à disposição para contribuir com o desenvolvimento de materiais de qualidade para a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais.
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