Saiba como criar e manter a cultura da empresa

A cultura da empresa, também conhecida como cultura organizacional ou corporativa, pode ser entendida como um conjunto de valores que definem o negócio — ou seja, seu modo de pensar e agir, suas crenças e objetivos.

O modo de agir dentro de uma organização é responsável pelo patrimônio mais valioso da companhia: sua reputação, credibilidade e confiança. Assim, é preciso agir com coerência em relação aos valores definidos e deixar transparecer os princípios que identificam a empresa e seus colaboradores.

Quer entender mais sobre a importância da cultura da empresa? Acompanhe as dicas que separamos para você criar e manter a sua!

O que é cultura da empresa?

Em termos gerais, a cultura da empresa é o conjunto de características que definirá como a organização atua, suas políticas, valores, normas, processos e, principalmente, como ela direciona seus relacionamentos com o público interno, fornecedores e clientes.

Nesse contexto, a cultura corporativa também estabelece as regras formais e informais que determinam o comportamento dos colaboradores e a forma como eles conduzem suas ações, tanto interna quanto externamente.

É por meio da cultura da empresa que todos os envolvidos com a companhia guiam suas atitudes, como respeito pelas diferenças e individualidades, valorização de competências, incentivo ao crescimento profissional, entre outros.

Como criar e manter a cultura corporativa?

Tenha identidade própria

Cultura não se copia. Portanto, é preciso definir a identidade da organizaço, com seus valores e objetivos, para poder aplicar esse conceito em todos os processos, as políticas e os comportamentos organizacionais.

Identifique os pontos positivos que naturalmente já permeiam a organização. Pense nos principais valores e objetivos que você gostaria que estruturasse parte da cultura da empresa. Desenvolva modelos dos comportamentos e ações desejadas.

Invista na formação dos gestores

Os líderes são os principais propagadores da cultura da empresa. É preciso investir em líderes que sabem motivar, sensibilizar e valorizar suas equipes para que possam despertar o engajamento das pessoas em prol do sucesso da organização.

Identifique os valores assumidos

Selecione amostras de colaboradores para entrevistas e questione-os sobre o que fazem e por que fazem. Dessa forma, você poderá saber se eles estão alinhados com os objetivos e os valores da companhia.

Faça pesquisas com o seu público interno

Hoje, possuímos diversas ferramentas que podem auxiliar na elaboração de pesquisas rápidas e pontuais para que você entenda melhor a percepção e a recepção da cultura do seu público interno.

Invista em ferramentas de reconhecimento descentralizado

Ofereça às pessoas o espaço adequado para serem reconhecidas pelos comportamentos positivos relacionados à cultura organizacional.

Essa é uma importante atitude para garantir que os valores não sejam somente um quadro na entrada, mas uma ferramenta que permite identificar e reconhecer pessoas que contribuam, no dia a dia, para a construção da cultura da empresa.

Recrute os melhores talentos

Invista em bons processos de seleção e contrate as pessoas certas para cada função.

A definição dos perfis é uma etapa importante, portanto, você precisa levar em conta não só os conhecimentos técnicos, mas também o comportamento e os valores pessoais do candidato. Aposte na diversidade e aproveite para incentivar o desenvolvimento coletivo!

Lembre-se de que um time de alto rendimento é bem orientado e recebe feedback constante.

Invista na comunicação interna

Invista em uma comunicação efetiva em todos os níveis organizacionais. A informação é fundamental no processo de fortalecimento da identificação da cultura empresarial.

Por isso, é importante criar meios que garantam o envolvimento do público interno: reuniões gerenciais com as equipes, newsletters, e-mails, quadros de avisos e, ainda, jornais internos.

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