O que uma brand persona diz sobre os valores da sua marca?

O que uma brand persona diz sobre os valores da sua marca?

Se você trabalha com marketing de relacionamento e acompanha as estratégias que as marcas fazem nesse segmento, já deve ter se deparado em algum momento com o pinguim respondão do Ponto Frio ou a vendedora virtual Lu, do Magazine Luiza, não é mesmo? Essas personagens são o que chamamos de brand persona.

Brand personas, portanto, são personagens criados por uma marca e que podem servir como mascotes em peças publicitárias, bem como para interagir com o público de forma mais humanizada. A ideia é aproximar a marca das pessoas, para que elas possam conversar de igual para igual, mesmo que em chatbots.

Agora que você já entende o que é uma brand persona, deve estar se perguntando o que ela diz sobre os valores de uma marca, não é mesmo? Nós listamos alguns benefícios que essa estratégia pode trazer para você. Acompanhe!

Definição de valores e cultura organizacional

O primeiro passo para criar uma brand persona é reconhecer os valores e a cultura organizacional da marca. Assim sendo, esse processo também ajuda na consolidação do DNA da empresa, da solidificação daquilo que ela acredita.

A ideia é transportar os valores da cultura organizacional para o personagem que está sendo criado, gerando mais identificação do público-alvo com as diretrizes da empresa.

Definição dos pilares da marca

Os pilares da marca são termos que incorporam uma empresa e que precisam também estar presentes em uma brand persona.

De tal modo, uma empresa que tenha como pilar a simpatia ao atender os clientes, precisa criar uma personagem que também tenha essas características.

Instituição de uma marca com identidade forte

Ter uma brand persona também fará com que a sua marca seja vista como uma empresa que é inovadora, que está sempre pensando em novas maneiras de praticar a publicidade e as relações públicas de forma mais abrangente e pouco invasiva.

Isso tudo contribui para a instituição de uma marca forte para o público-consumidor. As pessoas terão mais confiança naquilo que você diz e terão mais prazer em interagir com a marca, como se fosse uma brincadeira.

Declaração da missão

Toda empresa tem uma missão, ou seja, uma razão para existir, além do objetivo de gerar lucro para o proprietário e seus colaboradores. Dentro desse contexto, uma empresa que fabrica papel pode ter como missão desenvolver o produto sem gerar desmatamento às florestas, por exemplo.

Nesse caso, talvez, uma ideia interessante seja a criação de um personagem que preze pela preservação ambiental e dê dicas ecologicamente corretas para que os consumidores da marca apliquem esse conhecimento em suas casas. Isso ajuda, portanto, na declaração e propagação da missão da empresa.

Criar uma brand persona, como você pode perceber, pode dizer muito sobre os valores da sua marca, tornando o seu negócio muito mais forte e consolidado no mercado. Por isso, essa é uma excelente estratégia. No entanto, é importante contar com a parceria de profissionais qualificados e que tenham a expertise necessária para realizar esse trabalho.

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