Afinal, o que é marketing de conteúdo e como utilizá-lo no meu negócio?

Você sabe o que é marketing de conteúdo ou já ouviu falar nesse tipo de marketing? Se a resposta for “não”, então talvez você esteja perdendo uma ferramenta incrível para promover sua empresa e deixando o caminho livre para seus concorrentes.

Segundo a Content Trends, a maior pesquisa nacional sobre o assunto, cerca de 70% das empresas brasileiras já usam o marketing de conteúdo no seu dia a dia — e cerca de 69% delas pretendem aumentar o valor investido nessa estratégia em 2017.

Se você quer saber mais sobre essa ferramenta que está conquistando o mercado e gerando rendimentos para tantas empresas diferentes, continue lendo esse artigo!

O que é marketing de conteúdo e para que serve?

O conceito de marketing de conteúdo engloba um conjunto de técnicas e ferramentas que visa atrair o cliente até a empresa – ao invés de fazer a empresa correr atrás do consumidor. Ele gira em torno de três conceitos primordiais: atrair os consumidores, reter as leads e gerar receita para a empresa.

O primeiro passo de qualquer estratégia de marketing de conteúdo envolverá oferecer conteúdo relevante de qualidade para os consumidores, de forma a atraí-los para o centro da sua estratégia e iniciar uma jornada de informação para converter esse público em clientes.

Nesse momento, o consumidor possui algum sintoma relacionado a um problema que a empresa pode resolver. Imagine uma pessoa que vive cansada o dia todo, mesmo logo após acordar – ela ainda não sabe que o problema é o seu colchão velho que não a deixa dormir.

O segundo passo da estratégia de marketing de conteúdo é reter esse consumidor por meio da identificação do problema que ele possui e da elaboração de soluções para que ele possa resolver essa situação.

No nosso exemplo acima, nosso consumidor finalmente entende que o problema é o seu colchão por meio de posts no blog corporativo da empresa e utiliza esse veículo como guia para aprender qual o melhor colchão comprar e outras informações necessárias.

Por fim, o passo final do marketing de conteúdo é gerar receitas por meio das oportunidades de venda para converter o consumidor em cliente fiel.

Quais as vantagens de utilizar o marketing de conteúdo?

Agora que já entendemos o que é marketing de conteúdo e para que ele serve, vamos conferir algumas vantagens da sua utilização:

Mais barato que o marketing tradicional

Uma das principais vantagens do marketing de conteúdo é que ele é bem mais barato do que o marketing tradicional. Segundo a Demand Metric, uma empresa de pesquisas e consultoria de marketing, o marketing de conteúdo custa 62% a menos do que o marketing tradicional.

Com esse custo baixo, o marketing de conteúdo se torna ideal para qualquer tipo de empreendimento, especialmente para as pequenas ou médias empresas, que possuem menos recursos para investir.

Rende mais do que o marketing tradicional

Além de custar menos, o marketing de conteúdo ainda rende mais também. De acordo com a mesma pesquisa citada acima, as estratégias de marketing de conteúdo costumam gerar 3 vezes mais leads do que as ações de marketing tradicional.

Mais efetivo por causa da segmentação

Uma das razões do sucesso do marketing de conteúdo é a sua capacidade de segmentação de público.

Com as ferramentas digitais do marketing de conteúdo, é possível conhecer cada perfil de consumidor da sua empresa e formular estratégias específicas para cada um deles, aumentando assim a sua conversão – e os lucros também!

Mais aceito pelo público

Por fim, outra boa vantagem do marketing de conteúdo é a sua maior aceitação por parte do público. A verdade é que ninguém gosta de se sentir como alvo de uma campanha publicitária e o marketing de conteúdo corrige isso ao oferecer conteúdo relevante para as pessoas. Assim, o público consumidor não se sente “um alvo”, mas cria uma relação positiva com a empresa.

Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo, vai esperar o que para começar a utilizá-lo na sua empresa? Use o campo de comentários abaixo pra contar pra gente qual a sua opinião sobre o assunto!

Relacionado

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.