Métricas de marketing: quais são os indicadores mais importantes?

Métricas de marketing: quais são os indicadores mais importantes?

Para que as estratégias de comunicação de uma empresa apresentem bons resultados é imprescindível que elas sejam embasadas em dados sólidos e reais. Por esse motivo, conhecer e entender as métricas de marketing é algo fundamental para os responsáveis por essas atividades na organização.

A primeira coisa que se deve ter em mente é que existem três tipos de métricas: de atração, de conversão e de receita. As métricas de atração demonstram a quantidade de pessoas que foram atraídas para consumir algum conteúdo da marca por meio de um canal de comunicação.

Já as métricas de conversão apresentam a quantidade de pessoas atraídas que, de fato, se tornaram consumidoras da marca.

E, finalmente, as de receita apresentam o valor em dinheiro arrecadado em uma estratégia.

Siga a leitura e conheça as mais importantes métricas de marketing que você precisa acompanhar.

Retorno Sobre o Investimento (ROI)

O ROI é a principal e mais conhecida métrica do marketing e demonstra quanto as atividades executadas estão trazendo de lucro para a empresa. O cálculo do ROI é feito por meio da seguinte fórmula matemática:

ROI = receita – custo do investimento / custo do investimento.

Para que uma estratégia esteja dando lucro para a empresa, o ROI precisa ser sempre positivo.

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O CAC, como o próprio nome sugere, demonstra o valor que foi gasto para conquistar um novo cliente para a empresa.

Para fazer esse cálculo, é preciso que sejam somadas todas as despesas tidas com marketing no período analisado e dividir pelo número de clientes conquistados na mesma faixa de tempo.

A ideia é que o CAC seja o menor possível, para que a empresa tenha uma alta lucratividade.

Lifetime Value (LTV)

O LTV serve como um complemento ao CAC e precisa demonstrar, em média, quanto dinheiro você ganhará de um cliente em determinado período. Por isso, a fórmula do LTV envolve dois fatores: o ticket médio e a quantidade de abandono dos clientes em determinado período. A divisão entre esses itens demonstrará por quanto tempo, em média, os clientes utilizam o seu produto ou serviço.

Em seguida, deve-se multiplicar o ticket médio mensal pelo período de permanência dos clientes e, assim, se chegará ao valor de LTV. Essa métrica é muito utilizada, sobretudo, para serviços de assinatura.

Lead por canal

É importante que se tenha o conhecimento de qual canal o lead veio, ou seja, de que forma ele descobriu a sua empresa e se interessou por seu produto ou serviço.

Assim, se você perceber que as estratégias de e-mail marketing são mais efetivas do que as de redes sociais, por exemplo, pode focar mais nesse tipo de ação para conquistar novos clientes.

Tráfego em dispositivos móveis

Cada vez mais as pessoas estão acessando a internet por meio de dispositivos móveis, mas nem sempre isso é uma realidade para todos os públicos. Por isso, ao desenvolver ações de marketing digital, convém saber a quantidade exata de pessoas que acessam o seu conteúdo por meio dessas plataformas e, assim, deixá-lo ainda mais responsivo e adaptado para telas menores.

Vale a pena ressaltar que essas são algumas das principais métricas de marketing, mas isso não significa que você precise mensurar todas elas, pois cada empresa tem objetivos específicos, que devem ser levados em consideração nesse momento.

Você utiliza alguma métrica que não citamos aqui? Deixe um comentário no espaço abaixo e conte para a gente!

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