Quais são os fluxos de comunicação possíveis dentro da empresa?

Quais são os fluxos de comunicação possíveis dentro da empresa?

Se por um lado temos uma grande variedade de ferramentas práticas que ajudam as empresas a conversarem melhor com os funcionários, por outro temos a falta de estratégia na forma como a comunicação é feita dentro da empresa.

A comunicação interna em uma instituição não é baseada somente no ato de transmitir uma informação, mas envolve a estrutura percorrida no trajeto emissor > meio > receptor.

Para te ajudar a entender melhor os fluxos de comunicação que existem dentro de uma empresa, vamos explicar neste artigo as 5 principais formas com que os dados podem ser passados internamente. Continue a leitura!

Fluxo de Comunicação Descendente

Também conhecida como comunicação vertical, este é o tipo de comunicação mais conhecido, em que a informação é passada do líder até o liderado. Esta comunicação é voltada ao repasse de informações como instruções para realizações de tarefas, planejamento e metas (caso a empresa opte por uma política de transparência), regras, normas ou políticas institucionais.

Fluxo de Comunicação Ascendente

Diferente da comunicação descendente, nesta modalidade temos o fluxo contrário, em que o subordinado se dirige ao líder, seja ele um coordenador, gestor, gerente etc. Este é o momento onde o colaborador dá o seu feedback sobre produtividade, satisfação, dúvidas e até mesmo sobre o próprio método de gestão adotado pelos supervisores.

Trata-se de um fluxo muito importante e que deve ser trabalhado estrategicamente para que forneça alternativas às insatisfações relevantes do funcionário. O objetivo é fazer com que o colaborador se sinta escutado e valorizado. O resultado é uma retenção maior de bons profissionais na empresa.

Fluxo de Comunicação Horizontal

A comunicação aqui é feita entre colaboradores de um mesmo nível hierárquico. É fundamental para uma rotina de trabalho ágil e produtiva, mas deve ser bem redigida para que não gere o efeito contrário ao desejado, segregando a empresa em grupos e criando as famosas “panelinhas”.

Fluxo de Comunicação Transversal

Neste tipo de comunicação o fluxo se expande em todas as direções, dando voz a todos os colaboradores independente do nível hierárquico a que pertençam. É um fluxo comum em startups e ideal para gestões flexíveis que prezam pelo planejamento participativo e integrado.

Fluxo de Comunicação Circular

O fluxo de comunicação circular é muito parecido com o anterior, mas se diferencia pela forma como a relação comunicativa se estabelece dentro da empresa. Geralmente, quanto maior for o grau do relacionamento interpessoal entre o emissor e o receptor, maior será a troca de informação entre os dois.

Este tipo de comunicação é identificado com maior recorrência em empresas pequenas, onde todos os funcionários se conhecem e o desenvolvimento de relações interpessoais flui de maneira mais natural.

Um dos grandes fatores para que as pessoas se sintam mais felizes é dar a elas o protagonismo das mudanças que acontecem no ambiente em que estão inseridas, o que pode ser cumprido com a escolha certa de comunicação interna dentro da empresa. O impacto disso vai além de um ambiente de trabalho mais saudável, pois se reflete diretamente na produtividade da empresa.

Gostou de saber sobre os fluxos de comunicação? Para identificar o ideal para o seu ambiente de trabalho, leia o artigo “Como é realizado o diagnóstico da comunicação interna nas empresas?“.

Relacionado

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.