Conheça 4 novas tecnologias de comunicação interna

Conheça 4 novas tecnologias de comunicação interna

Seus colaboradores entendem sua marca e acreditam nela? Eles conseguem ver que têm um papel no propósito da sua empresa? Têm abertura e acesso a meios para ter uma voz dentro do seu negócio?

Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, atenção! O engajamento dos colaboradores tem uma importância crítica na estruturação da sua equipe. É ele que vai ajudar a criar uma cultura forte na sua empresa. Um colaborador engajado, além de ser mais produtivo, tem maiores chances de se comprometer com o sucesso dos colegas, pois tem orgulho em fazer parte de uma marca que se preocupa com as pessoas.

Para conseguir isso, é essencial manter os colaboradores bem informados sobre o dia a dia da empresa por meio de canais de diálogo eficiente. Neste artigo, vamos mostrar 4 tecnologias de comunicação interna que serão fundamentais para manter seus colaboradores conectados entre si e ligados à sua marca!

1. Blog Corporativo

Um blog corporativo funciona como um mural virtual para a sua empresa, permitindo compartilhar informação entre os colaboradores de forma rápida e eficiente. Além disso, pode ser uma maneira de encorajar seus colaboradores a compartilhar com toda a organização seus conhecimentos adquiridos.

Essa tecnologia pode ainda ser usada para divulgação de histórias das trajetórias pessoais de colaboradores dentro da empresa, ou como forma de destacar departamentos que tenham conseguido excelentes resultados.

2. Rede Social Corporativa

Essa tecnologia de comunicação interna funciona de maneira bem similar a uma rede social tradicional, como Twitter ou Facebook. Cada colaborador conta com o seu perfil na ferramenta, no qual é possível publicar textos, fotos ou vídeos para interagir com outros funcionários.

A diferença é que é possível adequar as necessidades de comunicação a fim de atingir um objetivo estratégico para a companhia. Um exemplo disso é a chance de formar grupos separados, de acordo com os setores do seu negócio.

O benefício é a mudança de panorama da comunicação unidirecional para um diálogo bidirecional com os colaboradores. As redes sociais funcionam como uma ferramenta de engajamento, aumentando a produtividade dos funcionários e diminuindo a taxa de turnover, uma vez que a construção e manutenção de relacionamento é facilitada.

3. Gamificação

Resumidamente, gamificação é a prática de aplicar mecânicas dos jogos para engajar pessoas e melhorar o aprendizado, fora do contexto dos games. Esse conceito pode ser muito bem utilizado dentro de uma rede social corporativa ou intranet. Colaboradores que tenham compartilhado um bom conteúdo ou ajudado um colega em alguma tarefa podem ser premiados com pontos, que servirão para serem trocados em algum sistema de recompensa, como a distribuição de brindes, por exemplo.

4. Chatbots

Qualquer um de seus colaboradores recebe dezenas de e-mail por dia. Então, se você quer se comunicar com eles de forma rápida, o e-mail provavelmente não será a solução mais eficaz. É aí que entram os chatbots.

Essa tecnologia de comunicação interna é um software integrado a um aplicativo de mensagem instantânea, como WhatsApp ou Slack. O seu benefício é permitir que seus colaboradores sejam notificados instantaneamente, com uma mensagem de melhor alcance e de leitura muito mais ágil. Além disso, é possível personalizar o contato com sua equipe, ao automatizar mensagens de aniversário, por exemplo.

Com o desenvolvimento tecnológico, é esperado que os canais digitais se tornem cada vez mais presentes no meio corporativo. Por isso, é essencial que sua empresa esteja preparada para adotar essas tecnologias de comunicação interna!

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