28 fev 2019 Quais são os fluxos de comunicação possíveis dentro da empresa?
Se por um lado temos uma grande variedade de ferramentas práticas que ajudam as empresas a conversarem melhor com os funcionários, por outro temos a falta de estratégia na forma como a comunicação é feita dentro da empresa.
A comunicação interna em uma instituição não é baseada somente no ato de transmitir uma informação, mas envolve a estrutura percorrida no trajeto emissor > meio > receptor.
Para te ajudar a entender melhor os fluxos de comunicação que existem dentro de uma empresa, vamos explicar neste artigo as 5 principais formas com que os dados podem ser passados internamente. Continue a leitura!
Fluxo de Comunicação Descendente
Também conhecida como comunicação vertical, este é o tipo de comunicação mais conhecido, em que a informação é passada do líder até o liderado. Esta comunicação é voltada ao repasse de informações como instruções para realizações de tarefas, planejamento e metas (caso a empresa opte por uma política de transparência), regras, normas ou políticas institucionais.
Fluxo de Comunicação Ascendente
Diferente da comunicação descendente, nesta modalidade temos o fluxo contrário, em que o subordinado se dirige ao líder, seja ele um coordenador, gestor, gerente etc. Este é o momento onde o colaborador dá o seu feedback sobre produtividade, satisfação, dúvidas e até mesmo sobre o próprio método de gestão adotado pelos supervisores.
Trata-se de um fluxo muito importante e que deve ser trabalhado estrategicamente para que forneça alternativas às insatisfações relevantes do funcionário. O objetivo é fazer com que o colaborador se sinta escutado e valorizado. O resultado é uma retenção maior de bons profissionais na empresa.
Fluxo de Comunicação Horizontal
A comunicação aqui é feita entre colaboradores de um mesmo nível hierárquico. É fundamental para uma rotina de trabalho ágil e produtiva, mas deve ser bem redigida para que não gere o efeito contrário ao desejado, segregando a empresa em grupos e criando as famosas “panelinhas”.
Fluxo de Comunicação Transversal
Neste tipo de comunicação o fluxo se expande em todas as direções, dando voz a todos os colaboradores independente do nível hierárquico a que pertençam. É um fluxo comum em startups e ideal para gestões flexíveis que prezam pelo planejamento participativo e integrado.
Fluxo de Comunicação Circular
O fluxo de comunicação circular é muito parecido com o anterior, mas se diferencia pela forma como a relação comunicativa se estabelece dentro da empresa. Geralmente, quanto maior for o grau do relacionamento interpessoal entre o emissor e o receptor, maior será a troca de informação entre os dois.
Este tipo de comunicação é identificado com maior recorrência em empresas pequenas, onde todos os funcionários se conhecem e o desenvolvimento de relações interpessoais flui de maneira mais natural.
Um dos grandes fatores para que as pessoas se sintam mais felizes dar a elas o protagonismo das mudanças que acontecem no ambiente em que estão inseridas, o que pode ser cumprido com a escolha certa de comunicação interna dentro da empresa. O impacto disso vai além de um ambiente de trabalho mais saudável, pois se reflete diretamente na produtividade da empresa.
Gostou de saber sobre os fluxos de comunicação? Para identificar o ideal para o seu ambiente de trabalho, leia o artigo “Como é realizado o diagnóstico da comunicação interna nas empresas?“.
No Comments