02 out 2018 Como realizar um diagnóstico da comunicação e do ambiente interno?
Uma das técnicas que mais se utiliza atualmente para realizar um bom planejamento estratégico é o diagnóstico do ambiente interno da organização. Por meio de uma análise criteriosa, muitas características ocultas a nossos olhos podem ser identificadas. É muito importante trabalhar em um local agradável e tranquilo, a fim de que todas as atividades sejam feitas com mais atenção e qualidade.
O excesso de pressão que muitas organizações colocam sobre os colaboradores, causam um efeito contrário do esperado: falhas na comunicação e a diminuição de produtividade e do desempenho. Pensando nisso, neste post falaremos sobre alguns fatores que não devem ser esquecidos ao diagnosticar o ambiente interno da organização. Acompanhe!
Clima e cultura organizacional
Um importante papel da empresa na promoção da qualidade de vida dos colaboradores no trabalho tem ligação direta com o clima organizacional. É essencial que os trabalhadores sintam-se à vontade para realizar seu trabalho da melhor forma possível. Afinal, eles passam grande parte de seu dia na organização.
Portanto, é essencial que as empresas realizem a promoção de ações de integração e de respeito mútuo entre os funcionários, para assegurar que haja um clima organizacional harmônico e respeitoso para todos.
Qualidade de vida e segurança no trabalho
A qualidade de vida e segurança no trabalho são pontos que devem estar presentes em qualquer empresa que queira melhorar o seu clima organizacional. Esse índice está diretamente relacionado a reclamações trabalhistas e diminuição do turnover.
Além disso, o número de doenças ocupacionais tem aumentado muito e trazido prejuízos não somente para as empresas, mas também para os colaboradores. Nessa perspectiva é essencial que a empresa assegure a seus funcionários um ambiente com um espaço com equipamentos ergonômicos e acessíveis a deficientes físicos, uma jornada de trabalho controlada, justa e salubre, entre outras ações.
Força da comunicação interna
Nesse momento em que a tecnologia é facilmente acessada, a habilidade no processamento de dados e a transformação deles em informações que auxiliam a tomada de decisão representam uma oportunidade valiosa na melhoria de processos. Somente por meio de uma comunicação interna eficaz é que ocorre a troca efetiva de informações.
Assim, o sucesso da comunicação interna depende dos seus colaboradores. Para tal, é preciso que eles confiem e aceitem os veículos utilizados e que a comunicação no ambiente interno seja estabelecida conforme as necessidades e expectativas de todos.
Por fim, a empresa que deseja ter uma equipe que veste a camisa deve ser transparente, autocrítica e reconhecer quando existem gargalos na comunicação interna ou qualquer outro setor. Assim, os colaboradores passam a ter uma nova perspectiva da empresa e abraçam suas causas mais facilmente.
É muito importante ressaltar a necessidade de contar com um serviço especializado para tirar as melhores conclusões. Dessa forma, o diagnóstico da comunicação e do ambiente interno é realizado de maneira mais precisa e pode gerar melhores resultados.
Agora que você sabe como realizar um diagnóstico da comunicação e do ambiente interno, entre em contato com a gente e conheça nossos serviços. Estamos prontos para ajudar você e sua empresa!
No Comments