Gestão à Vista: fortaleça a comunicação com essa metodologia

Gestão à Vista: fortaleça a comunicação com essa metodologia

Para que uma empresa seja bem-sucedida, é importante que haja transparência e que os colaboradores entendam o status quo do negócio. Assim, poderão se dedicar mais e atingir resultados específicos. Nesse contexto, a gestão à vista tem grande relevância.

No entanto, muitos empresários e gestores desconhecem essa metodologia, bem como suas vantagens para a comunicação interna e para o progresso da organização.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como usar a gestão à vista em benefício da sua empresa? Continue a leitura! Reunimos uma série de informações para você e dicas de como usar a metodologia com sucesso. Boa leitura!

O que é a metodologia de gestão à vista?

Como o nome sugere, a gestão à vista é uma metodologia que propõe transparência no expediente, permitindo que os funcionários e outros stakeholders acompanhem os resultados da empresa por meio de painéis estrategicamente posicionados.

Nesses painéis, são divulgadas informações importantes acerca do estado atual da empresa, geralmente com base nos indicadores e métricas de desempenho — por exemplo, o nível de participação no mercado, satisfação de clientes e lucratividade.

Eles são posicionados em pontos estratégicos e mais movimentados da empresa, permitindo que seus funcionários enxerguem o desempenho obtido. Além disso, podem ser compartilhados em plataformas online e dashboards digitais.

Como usar o modelo de gestão à vista na empresa?

Há alguns passos necessários para usar a gestão à vista e facilitar a comunicação dentro da organização. Como geralmente é uma ferramenta física, que pode ser vista e tocada, diferente de outras ferramentas conceituais, torna-se mais fácil a aplicação.

O primeiro passo é levantar informações sobre a empresa, departamento ou equipe de interesse. Para facilitar a compreensão e agregar confiabilidade, essas informações podem ser transmitidas como métricas ou indicadores-chave de desempenho.

Em seguida, essas informações devem ser fixadas em um painel estrategicamente posicionado na empresa. O ideal é que ele esteja em local de grande movimentação do público-alvo. Se for os funcionários, próximo ao ponto eletrônico ou cafezinho.

Um terceiro passo refere-se à disciplina de manter esse painel atualizado, com informações confiáveis e atuais da empresa ou departamento. Sem isso, por mais bem posicionado que esteja, ele cairá em desuso e não terá nenhum efeito prático.

Finalmente, é preciso alertar constantemente os profissionais cerca das informações disponíveis, para que sejam vistas e consideradas na busca de uma melhor performance diária. Como resultado, a metodologia de gestão à vista estará completa.

Quais as vantagens da gestão à vista para a empresa?

Como é de se esperar, as vantagens são muitas! A melhoria da comunicação interna empresarial é uma que merece destaque. Os dados acerca da empresa podem correr com maior fluidez, chegar até o público de interesse e contribuir para a melhoria dos processos.

Claro que há muitos outros benefícios correlacionados. O alinhamento no que é feito, o senso de transparência e a melhoria do clima organizacional são ótimos exemplos.

Agora você está pronto para dar os primeiros passos na integração da metodologia de gestão à vista, certo? Então levante os indicadores e métricas de desempenho, selecione e organize de acordo com as prioridades da empresa, depois compartilhe em painéis estrategicamente posicionados. Logo, todos serão beneficiados!

E aí, gostou do artigo? Aproveite para assinar nosso newsletter e receber mais novidades diretamente em seu e-mail. Vamos lá!

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

asdf