Veja agora 5 dicas de como fazer uma newsletter de sucesso

Inbound marketing, ou marketing de conteúdo, é uma ótima estratégia para atrair e fidelizar clientes. E a newsletter funciona como uma das ferramentas que colabora para a disseminação desse conteúdo.

Diferente do e-mail marketing, que possui como foco ofertas específicas, a newsletter tem como objetivo entregar conteúdos relevantes que ajudam a fomentar o relacionamento da marca com clientes e potenciais clientes, criando uma relação mais próxima e gerando reconhecimento e confiabilidade para a empresa.

Não há dúvidas que ela pode ajudar a obter resultados. Mas você sabe como planejar, desenvolver e enviá-la? Ou está procurando dicas de como melhorar a sua? Conheça agora algumas dicas de como fazer uma newsletter de sucesso!

1. Defina os objetivos e metas que deseja alcançar

A newsletter possui um processo relativamente fácil de implementação, com resultados a curto prazo. Mas, para atingir resultados concretos, é preciso ter em mente quais objetivos e metas a empresa deseja alcançar e como eles estão alinhados com sua estratégia de marketing.

Usualmente, empresas que utilizam newsletter têm como propósito gerar e qualificar um maior número de leads, educar clientes, ao mesmo tempo em que aumentam sua credibilidade no mercado e, consequentemente, o volume de vendas.

Ter o propósito claro é fundamental para planejar e desenvolver o tipo de conteúdo que será distribuído, qual ação o destinatário deverá realizar após entrar em contato com o material e mensurar a efetividade da estratégia que está em andamento.

2. Chame atenço com os títulos e conteúdos

É preciso que, além de assinar a newsletter, os clientes de fato abram o e-mail e leiam o conteúdo que foi enviado. Para que isso aconteça, pense em títulos que serão impossíveis de se ignorar.

Não copie e cole o título de postagens. Faça perguntas e deixe seu cliente curioso para saber a resposta. Seja criativo!

Quanto ao conteúdo, se o usuário assinou a newsletter ele já deu o primeiro passo e se mostrou interessado em saber mais. Por essa razão, a premissa é ter conteúdos de qualidade a oferecer. Procure criar uma linha editorial com assuntos que interessem seu público-alvo.

Em caso de textos maiores, encaminhe por e-mail apenas um resumo ou introdução, acompanhado de um link para acesso ao conteúdo completo.

3. Fique de olho no visual

Uma newsletter de sucesso é composta por duas partes: HTML e texto.

O HTML é responsável pelas imagens e o layout. Mas possuir uma versão texto é essencial, uma vez que provedores de e-mails corporativos muitas vezes bloqueiam mensagens que possuem imagens, tornando frequentes problemas como quebra de layout. Usuários com conexões lentas também são prejudicados.

A dica é sempre adicionar a imagem acompanhada de um texto alternativo e o atributo ALT para que o leitor saiba do que se trata caso elas não sejam exibidas.

Também, lembre-se de garantir que as imagens estejam em um servidor próprio para evitar spammers.

4. Tome cuidado com a frequência de envio

Preste muita atenção para não superlotar a caixa de e-mail do seu cliente. Por mais que ele possa estar interessado no conteúdo, o ideal é manter uma frequência padrão de envio. Geralmente, empresas B2B possuem envios quinzenais e empresas B2C envios mensais.

Lembre-se: mantenha sempre à vista um botão que possibilite ao leitor cancelar a assinatura da newsletter. Essa pode parecer uma ação contraditória, mas, além de não frustrar o seu leitor dando a opção de cancelar ou não o recebimento de conteúdo, ainda ajuda a garantir que o e-mail da sua empresa não seja marcado como spam.

5. Mensure os resultados

Avaliar os resultados que estão sendo obtidos é primordial para enxergar a efetividade de sua estratégia. É necessária uma constante análise dos dados coletados para que mecanismos possam ser adaptados e possam impactar positivamente os objetivos e metas que foram definidos durante a etapa de planejamento.

Informações como: número de cancelamentos, conteúdos mais populares e atividade em redes sociais são apenas alguns dos dados que precisam ser avaliados.

Agora você já sabe como fazer uma newsletter. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em poder ajudar.

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