Estratégia de comunicação integrada: entenda a importância

Se você é empresário ou trabalha com marketing, certamente já ouviu falar em comunicação integrada, não é mesmo? No entanto, é comum que muitas pessoas façam confusão com esse termo.

Desenvolver uma estratégia de comunicação integrada não está em centralizar todas as ações de marketing e comunicação de uma empresa em uma única pessoa ou habilitar um publicitário para que atue como relações-públicas ou vice-versa.

O correto é conceituar comunicação integrada como uma estratégia que visa adotar o mesmo tom e a mesma linguagem em todos os canais de comunicação que uma empresa possui. De nada adianta, por exemplo, a empresa ter uma excelente comunicação nas redes sociais e a mesma experiência não se repetir quando o cliente vai até o estabelecimento físico do negócio.

Dentro desse contexto, são diversos os benefícios que uma estratégia de comunicação integrada possibilita para as empresas. Continue a leitura e confira as principais!

1. Alinhamento do marketing tradicional com o marketing digital

É importante que as empresas tenham em mente que o marketing digital não veio para substituir o marketing tradicional, mas para complementá-lo. Assim sendo, é importante que sejam desenvolvidas estratégias que complementem umas às outras.

Um exemplo da integração do marketing tradicional com o marketing digital é a inserção de um QR Code que direciona para o site ou para a página da empresa nas redes sociais em um folder ou em um material institucional impresso.

2. Diminuição de custos

Quando as diferentes estratégias de comunicação de uma empresa são debatidas pela mesma equipe, evita-se a necessidade de contratar uma agência de marketing especializada em marketing digital e outra especializada em marketing tradicional.

De tal modo, a empresa economiza dinheiro ao contratar somente um time para se responsabilizar pela comunicação da empresa em todas as plataformas.

3. Resultados mais satisfatórios

Os resultados da integração da comunicação costumam aparecer logo nos primeiros meses da estratégia adotada. Isso acontece pelo fato de que as pessoas sentirão mais verdade nos anúncios publicitários e se acostumarão a um único discurso e a uma única linguagem.

Tudo isso contribui para a consolidação do branding e a geração de resultados mais satisfatórios para a organização.

4. Possibilidade de segmentação

Quando a comunicação é integrada, a equipe responsável por essas atividades consegue segmentar melhor a comunicação para diferentes públicos da empresa.

A ideia é que sobre mais tempo para que os profissionais criem personas e desenvolvam estratégias específicas para atender às necessidades e aos anseios de cada uma das modalidades de público que a marca atinge.

5. Mensuração de resultados

Os resultados são mensurados mais facilmente quando a comunicação é integrada. Isso acontece porque são os mesmos profissionais que desenvolvem conteúdo para diferentes plataformas, podendo mensurar os resultados de cada uma delas de forma individual e aqueles que atraem mais clientes para a empresa.

Agora que você já entende um pouco mais sobre o que é uma estratégia de comunicação integrada e como essa união pode ser feita, que tal seguir os nossos perfis nas redes sociais e aprender mais? Nós estamos presentes no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no YouTube!

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