Wearable Technologies: o que são e quais benefícios podem trazer para uma empresa?

O avanço das tecnologias de eletrônica e computação permitiu a criação de aparelhos que já se pertencem ao nosso dia a dia, como computadores, tablets e smartphones.

Mas não para por aí: uma tendência que começa a dar seus primeiros passos — à medida que os preços ficam mais acessíveis — é a das wearable technologies.

Quer entender melhor sobre o que é e como equipamentos que usam essa tecnologia podem contribuir para os negócios da sua empresa? Continue a leitura para descobrir:

O que são as wearable technologies?

As “tecnologias vestíveis” são compostas por dispositivos que você pode utilizar como se fossem uma peça de roupa ou acessório.

São óculos, relógios (smart watches), pulseiras, fones de ouvido, anéis e muitos outros gadgets — alguns que precisam sincronizar com smartphones, por exemplo, e outros que se conectam diretamente à internet.

Quais são os benefícios dessas tecnologias para as organizações?

Além de favorecer a comunicação interna da sua empresa, as wearable technologies têm um grande potencial para contribuir com as ações de marketing de um negócio.

Listamos os principais benefícios a seguir.

Conecta colaboradores

Funcionários de uma empresa que trabalham mais em campo do que no escritório, como vendedores, que precisam fazer visitas constantes aos clientes, podem se beneficiar dos wearables.

Em vez de se preocuparem em sempre ter um notebook ou tablet por perto ou ter que conferir o smartphone com frequência, eles se mantêm conectados à equipe com um meio mais ágil, que já está tão incorporado a eles quanto a própria roupa.

Favorece a interação entre empresas e consumidores

Como os equipamentos com tecnologia wearable se integram ao corpo do usuário — mesmo que superficialmente —, é uma ótima condição para que empresas alcancem os consumidores com ações de marketing.

Porém, essas campanhas precisam criar vantagens para o usuário, já que meras interrupções podem ser consideradas como uma invasão de privacidade.

Cria alertas de oportunidades

Vale lembrar que os vestíveis também podem utilizar a localização do utilizador e trabalhar com aplicativos que façam bom uso dessa funcionalidade.

E uma delas é criando uma espécie de sentido adicional para alertar os usuários sobre oportunidades que estejam por perto.

Por exemplo: é possível que um óculos mostre ao consumidor que uma loja logo adiante está com promoções.

Ou, ainda, que o relógio comece a vibrar quando o usuário estiver próximo de um cupom virtual, disponibilizado para promover uma empresa, por meio de um evento pela cidade.

Melhora a experiência de compra

Ainda sobre o fato de os wearables representarem uma extensão dos nossos sentidos, também existe um espaço importante para essa tecnologia tornar a experiência de compra ainda mais agradável.

Imagine fazer uma compra apenas aproximando um anel da máquina de pagamento ou visualizar as especificações de um produto por uma lente especial simplesmente ao olhar para ele.

São todos exemplos que podem parecer distantes demais da realidade em um primeiro momento, mas que, pouco a pouco, mais pessoas e organizações certamente passarão a integrar à sua rotina.

Curtiu o nosso post? Viu só como as wearable technologies são uma tendência promissora, inclusive no sentido de ajudar negócios a crescer e aprimorar suas comunicações interna e externa?

Então continue a se informar sobre esse assunto! Não deixe de conferir o nosso post sobre outras 5 tendências da tecnologia na comunicação interna.

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.