Comunicação empresarial interna e externa: quais são as diferenças?

Entender a comunicação como um elemento estratégico é o primeiro passo para fortalecer a imagem, a reputação e o relacionamento de qualquer organização. No entanto, mais do que isso, é preciso prestar atenção a todos os elementos da comunicação corporativa.

A definição dos públicos é um desses elementos fundamentais para a eficiência das ações comunicacionais. Realizar planejamentos adequados para a comunicação empresarial interna e externa — e integrá-los — é sinônimo de resultados e fortalecimento da cultura organizacional.

Quer entender mais sobre as especificidades da comunicação interna e externa, a importância de cada uma delas e como aliá-las? Nós te explicamos a seguir:

Diferenças entre a comunicação empresarial interna e externa

A chamada comunicação interna se refere ao relacionamento entre o público interno de uma organização: seus colaboradores, prestadores de serviços e terceirizados. Entre os objetivos dessa comunicação, estão a formação de um relacionamento ágil e transparente e a definição de uma política organizacional comum, com metas e objetivos claros.

A ideia de troca dentro do ambiente da instituição vem do conhecimento de que o trabalho não é isolado e de que a empresa é um sistema interdependente. Assim, todos devem poder falar e ser ouvido.

A comunicação externa, por outro lado, é direcionada para clientes, consumidores, concorrentes, governo e sociedade em geral. Ela está relacionada a imagem que a empresa passa a esses públicos, difundindo sua marca e valores.

Mas atenção: não se trata de propaganda, nem se limita a ela. Atividades de assessoria de imprensa, branding, publicidade e marketing são utilizadas de forma integrada, divulgando ações, projetos  e interesses da organização.

Integrando ações de comunicação

Apesar de parecer uma classificação rígida, os planejamentos de comunicação organizacional interna e externa devem ser adotados a partir de uma perspectiva integrada.

Se, tradicionalmente, as empresas têm desenvolvido suas atividades de relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade e recursos humanos de maneira independente, hoje sabe-se que é necessário um diálogo entre os diferentes setores. Afinal, o discurso e os objetivos da instituição devem ser coerentes e alinhados.

Definindo as estratégias

Um risco que se corre quando não é definida uma estratégia específica para cada tipo de comunicação (específica, não independente!) é confundir os públicos. Veicular externamente uma informação que deveria ser interna e não filtrar as informações são alguns dos problemas.

No entanto, é preciso deixar claro que a comunicação empresarial interna não é puramente descendente (partindo de níveis hierárquicos mais altos para os mais baixos). É necessário que os colaboradores se sintam à vontade para opinar, conversar entre si e contribuir para uma boa cultura organizacional.

Os canais de contato com o público interno são muitos e vão além dos tradicionais house organs. São exemplos de ferramentas que podem incrementar o plano de comunicação soluções digitais como redes sociais corporativa e aplicativos de gerenciamento.

As estratégias de comunicação externa são também diversas e devem ser pensadas a partir dos variados públicos estratégicos envolvidos. Elas devem estar inseridas no contexto da organização e, em todos os casos, deve-se monitorar os resultados e fazer ajustes periódicos.

Direcionar corretamente a comunicação empresarial interna e externa de uma empresa é um desafio, sabemos disso. Mas, com um bom planejamento e boas ferramentas, é possível fazer um trabalho integrado e coerente com o que a organização possui de valores e objetivos.

Quer entender mais como implantar, na prática, uma excelente comunicação com seus colaboradores? Confira agora nossas dicas para realizar um planejamento de comunicação interna eficiente!

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