Fake News

Veja um passo a passo para lidar com possíveis fake news sobre a sua empresa

No atual contexto, todas as organizações e pessoas estão sujeitas a serem vítimas de fake news. Não há dúvidas que um dos maiores riscos para os negócios envolvidos nas mídias sociais é a possibilidade de ter sua marca e reputação prejudicada, muitas vezes de forma irreversível. Por isso, com a facilidade e velocidade de propagação dessas notícias falsas, é preciso se blindar ao máximo para evitar crises na sua empresa.

Não é possível controlar tudo, principalmente tratando-se de internet, mas algumas ações podem te preparar para lidar com essas situações de uma maneira menos prejudicial. Veja o passo-a-passo:

Passo 1- Prepare-se, crie um processo para reagir: nesses casos, a velocidade de resposta conta muito, por isso, não deixe para começar quando algo acontecer. Crie um material para que os seus gestores saibam reagir na situação e já indique possíveis problemas que podem ocorrer, ou que já ocorreram  com sugestões de resposta/ atitudes a serem tomadas e a conduta esperada por todos os colaboradores e até influenciadores que representam a marca. 

Passo 2- Mantenha um bom relacionamento com todos os seus públicos: ao nutrir os clientes/consumidores com conteúdo de qualidade e criar experiências com a marca você estará preparando o terreno para ter promotores que estarão prontos para te defender espontaneamente caso apareça algum difamador/hater/fake news.

Passo 3- Monitore as mídias sociais e os principais portais de notícia: tenho certeza que você não quer ser o último a ficar sabendo sobre um boato envolvendo o seu negócio. Sendo assim, verificar tudo que é postado sobre a sua marca deve ser um exercício constante e existem ferramentas profissionais para isso. Dessa maneira, você poderá reagir mais rapidamente antes que a notícia se espalhe.

Passo 4- Faça uma declaração pública esclarecendo a verdade: comece pela mesma mídia e canal em que o boato começou e traga provas que comprovem que a sua declaração é verdadeira. Não busque modelos prontos na internet, peça ajuda da sua assessoria de comunicação ou equipe de marketing e de preferência, compartilhe a resposta ou nota oficial da empresa primeiro com os colaboradores. Vale promover o conteúdo com mídia paga para aumentar seu alcance na rede e também enviar um release para a imprensa.

Passo 5- Esteja preparado para falar com o público: se você encontrar fake news sobre seu negócio, pode solicitar que elas sejam excluídas de forma imediata através de notas oficiais. Porém, em diversas situações, as publicações não são baseadas em fatos reais, mas, sim, em histórias parcialmente distorcidas ou, em alguns casos, inventadas e criadas pelos usuários que acabaram se tornando uma bola de neve. Nesses casos, somente a nota oficial não resolve. Então, tente responder o máximo de pessoas de forma personalizada e tenha um posicionamento firme em relação a comentários ofensivos e preconceituosos.

Passo 6- Observe antes de compartilhar qualquer tipo de informação nas páginas do seu negócio: a sua empresa pode ser prejudicada se atingida por uma fake news e também se compartilhar alguma informação falsa, pois isso pode comprometer a confiança do seu consumidor. Então, verifique em canais apropriados e confiáveis antes de compartilhar qualquer notícia ou informação.

Nenhuma marca quer ter seu nome vinculado a conteúdos falsos. Dessa maneira, se a sua empresa, seja ela grande ou pequena, precisa de ajuda para construir esse material ou para lidar com alguma situação como essas mostradas acima, a Interface pode te ajudar. Com 27 anos de experiência somos referência em assessoria de imprensa, assessoria de comunicação, produção de conteúdo, comunicação interna, planejamento e fortalecimento de marcas. Entre em contato.

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