Nota de esclarecimento e outros comunicados à imprensa: quando utilizar?

Nota de esclarecimento e outros comunicados à imprensa: quando utilizar?

A elaboração de uma nota de esclarecimento está entre as principais atividades exercidas pela assessoria de imprensa. Esse documento tem por objetivo esclarecer ou amenizar situações em que impactos negativos podem ser causados para as organizações.

Hoje, com a popularidade das redes sociais, a publicação de notas de esclarecimento em vídeo também começa a ser utilizada. O mais comum, no entanto, é o comunicado por escrito. Como fazer sua redação? Falaremos sobre isso nos tópicos a seguir. Acompanhe!

Quando deve ser escrita uma nota de esclarecimento?

Geralmente, as notas de esclarecimento são escritas quando as empresas se veem expostas a problemas que repercutem na mídia: acidentes, recall de produtos, greves, denúncias, casos de corrupção, demissões, fechamento de fábricas ou unidades, fake news etc.

Qual é a importância desse tipo de documento?

A importância desse tipo de nota está ligada justamente à possibilidade de as organizações desenvolverem uma comunicação transparente. Apenas assim será viável firmar uma relação de confiança com as pessoas.

Vale ressaltar, ainda, que uma nota de esclarecimento não é utilizada apenas com o objetivo de dialogar com o público externo, mas também pode ser feita para a comunicação interna. Exemplo disso acontece quando a empresa envia um comunicado esclarecendo aos colaboradores boatos sobre demissões em massa.

O que é preciso para criar uma nota de esclarecimento?

Para que o assessor de imprensa possa desenvolver notas de esclarecimento mais eficazes, existe uma série de boas práticas a ser levada em consideração. Veja, a seguir, algumas delas.

Ter objetividade

As notas de esclarecimento devem ser objetivas, indo direto ao assunto e sem rodeios. Em casos de crise, geralmente, as pessoas já sabem o que aconteceu, portanto é preciso prezar pela brevidade.

Assumir a responsabilidade pelos erros cometidos

Em situações nas quais a empresa tenha cometido erros, é necessário se posicionar de maneira humilde e reconhecer tais falhas. Também é preciso propor ações para corrigir o que deu errado.

Não tentar justificar o que é injustificável

Muitos assessores caem no erro de tentar justificar os motivos que levaram a companhia a cometer equívocos. Isso não interessa às pessoas e pode dar a entender que você está tentando enganá-las. É preciso assumir as falhas, mas sem tentar explicá-las.

Gostou de saber mais sobre a nota de esclarecimento? Como vimos, ela é importante para desvendar erros e estreitar as relações das organizações com os seus diversos públicos.

Quer acessar mais informações sobre o papel do assessor de imprensa? Confira, então, como definir um bom porta-voz para a empresa e prepará-lo. Boa leitura e até a próxima!

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