User Experience (UX): como aplicá-lo na comunicação?

O User Experience (UX) é uma tendência mundial que está mudando a forma das marcas interagirem com os clientes. Estamos na Era da Experiência (também conhecida como Era do Consumidor), então, proporcionar ao cliente o melhor atendimento é o principal objetivo. 

Dessa forma, a experiência tem que ser benéfica em todas as etapas, desde os canais de comunicação até o recebimento do produto. Tratando-se de comunicação, a principal ferramenta que deve ser priorizada é o site.

Também conhecido como a porta de entrada de uma empresa no digital, o site permite que os seus possíveis clientes te encontrem nos mecanismos de busca da internet.

Por isso, é imprescindível que as técnicas de UX estejam aplicadas ao longo da jornada do cliente, começando pelo site.

Para você entender melhor sobre esse termo, preparamos algumas informações sobre o que é o UX na prática e como utilizá-la na comunicação.

 

O que é UX? 

Popularizado nos anos 90 por Don Norman, um dos maiores nomes do design mundial, o termo User Experience (UX) foi criado para pensar no usuário. Neste artigo, vamos abordar o UX aplicado no digital, mais especificamente o UX Design. 

 

UX Design 

O UX Design é voltado para a experiência do cliente no digital. É uma esfera em que avalia-se todos as usabilidades do produto para ficar em harmonia. Há diversas áreas de estudo, como o design, escrita, pesquisa e outros.

Todas as etapas trabalham em conjunto para oferecer um design responsivo, intuitivo e facilitado para as tomadas de decisões do usuário. Entenda a particularidade de cada uma abaixo.

UX Research (Pesquisa)

Desenvolve pesquisas qualitativas e quantitativas que fornecem informações valiosas para o time de UX. Dentre as entregas, encontram-se os relatórios de pesquisa de usuários, criação de personas, mapas de jornada, relatórios de usabilidade, avaliação heurística e testes do usuário.

Esses dados do usuário são importantes para todas as outras etapas, pois é a partir delas que são elaboradas as aplicações de novas estratégias, mudanças e recursos.

 

UI Design (Design de interface)

Desenvolve a parte visual dos produtos. Após as pesquisas feitas pelo time de Research,  os designers fazem os protótipos em papel; wireframes (estrutura básica de uma página); mockups de alta fidelidade; padrões de design; guias de estilo ou sistemas de design.

UX Writing (Escrita)

Desenvolve a parte escrita dos produtos, com foco em orientar o usuário para garantir uma melhor usabilidade. Além de se relacionar com a parte de pesquisa e design, as entregas do UX Writing devem ser baseadas nas diretrizes de linguagem do produto que definem o tom e o estilo de conteúdo. Um dos exemplos são os microtextos dos botões referentes à uma compra ou até mesmo uma página que dê visão geral de como usar um produto.

 

Como aplicá-lo na comunicação?

A comunicação e o User Experience (UX) quando trabalham juntos oferecem uma experiência diferenciada ao cliente. Quanto mais fácil o diálogo que sua empresa promove com os usuários, resultados mais favoráveis eles vão sentir com a sua marca.

A sua audiência não quer encontrar dificuldades ao navegar no seu site e em outras plataformas mobile, como aplicativos. Por isso, a produção do conteúdo e design devem ser coesos, concisos, acessíveis e simples.

Algumas dicas que podem ajudar o site de uma marca nessa etapa: colocar os conteúdos mais relevantes em prioridade; ter uma padronização na linguagem e no tom de voz da marca; acessibilidade, ou seja, incluir pessoas com deficiência; linguagem neutra etc.

O mercado da comunicação está sempre em movimento. Aqui na Interface Comunicação, trabalhamos com as duas áreas há quase 30 anos e estamos sempre nos atualizando sobre as novas tecnologias.

Saiba mais sobre nossa produção de conteúdo aqui.

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