Era do consumidor: o que isso significa?

Era do Consumidor, Era da Experiência, Era do Cliente… Não importa o nome escolhido, estamos vivendo um momento em que quem consome a sua marca tem um papel fundamental nos processos de decisão. Atualmente, além de comprar, o consumidor também comanda!

Já temos uma noção da potência em que as redes sociais se tornaram, além da forma em que elas impactam nas nossas vidas. Elas possibilitaram uma conexão entre organização e consumidor jamais vista antes.

No entanto, as empresas e organizações, sejam públicas ou privadas, estão percebendo, cada vez mais, que essa troca deve ser recíproca entre ambas as partes. A interação deve ser de maneira orgânica, porém estudada.

Afinal, com tantas informações hoje em dia veiculando nas mídias digitais, fica difícil atingir o seu público com tanto exatidão – mas não é impossível! Com as estratégias certas, é possível ter sucesso na Era do Consumidor. Continue lendo para saber mais.

Envolva com o seu público

Se seu público está no TikTok, você também deve estar. Se eles estão somente no Instagram, crie uma página e se dedique totalmente a isso. Escute, dialogue, troque experiências e veja o que as pessoas estão comentando. Não importa a rede social, o importante é que você colha frutos dessa tecnologia.

Conectar com os seus leads e saber o que eles desejam é a coisa mais valiosa que temos no século 21. Por isso, para ter sucesso nas plataformas digitais, é preciso se certificar da participação ativa dos seus consumidores.

Conheça sua persona

Quanto mais dados que você adquire dos seus consumidores, melhores serão as performances das suas estratégias. Faça pesquisas sobre o que eles gostam de consumir, quais são suas dores, quais são seus objetivos, metas de vida… Com esses dados, será possível criar uma persona, que é basicamente a personificação do seu cliente. Clique aqui e saiba o que precisa saber sobre personas em uma estratégia digital.

Essas informações são valiosas para qualquer estratégia de mídia, principalmente digital. Existem algumas formas de captar essas informações, como por meio de formulários online, como no Google Forms, pelas ferramentas nas redes sociais, como a caixa de perguntas do Story , enquetes ou até com as famosas figurinhas (ou stickers) do Instagram.

Analise os insights

Os dados são aliados de qualquer estratégia de marketing digital. Quando se trata de mídias sociais, eles são mais importantes ainda. Por isso, antes de colocar em prática qualquer ação de comunicação, analise os insights que já teve de campanhas parecidas e, a partir das informações coletadas, crie seu novo plano de negócios.

Mesmo com a persona criada, o seu público engajado com a marca, números de seguidores crescendo, aumento nos cliques no site, examine as informações como um todo. Essa análise é importante para qualquer tipo de campanha, seja para anúncios online, conteúdo orgânico, publicidade em mídia offline etc. Dessa forma, é provável que você atinja quem realmente quer se conectar com sua marca, da maneira mais personalizada e única possível.

Use a criatividade

Hoje em dia, a internet é acessível à maioria das pessoas que moram no Brasil. Uma pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, 81% da população com mais de 10 anos têm internet em casa.

Além disso, somos o terceiro país do mundo que passa mais tempo conectado às redes sociais, uma média de 3 horas e 42 minutos. Com esses dados, observamos que qualquer que seja o nicho da sua marca, seu consumidor tem disponíveis milhares de informação, e principalmente, conteúdo.

Dessa forma, para envolve-lo e ter a sua atenção da maneira mais orgânica é possível com a produção de conteúdo criativo e interativo. Os posts nas redes sociais e no seu site devem ser feitos pensando no seu consumidor, para interagir e também agregar valor e conhecimento.

Assim, ele vai saber exatamente o que está consumido e ficará feliz com isso. Sua marca terá autoridade, reconhecimento e confiança, ou seja, tudo o que sua empresa precisa.

Quer continuar por dentro de ideias estratégicas para aprimorar a atuação da sua marca no dia a dia? Então, confira como otimizar os fluxos de comunicação em uma empresa.

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