Segmentação de mercado: por que é tão valiosa no marketing digital?

Segmentação de mercado: por que é tão valiosa no marketing digital?

A segmentação de mercado é muito valiosa no marketing digital e deve estar presente em qualquer estratégia desse tipo desenvolvida pelas empresas. Essa afirmação se justifica pelo fato de as organizações poderem adotar esse método para criar conteúdo e peças publicitárias direcionadas exatamente para os seus públicos ou suas personas.

Os mercados segmentados, chamados de mercados de nicho, também são bastante relevantes para as empresas que pretendem aumentar a sua lucratividade, apostando no atendimento exclusivo a determinado tipo de público.

Para que você entenda mais, respondemos algumas dúvidas comuns sobre esse assunto. Acompanhe!

O que é a segmentação de mercado no marketing?

Podemos definir a segmentação de mercado no marketing como a divisão de grupos de consumidores de acordo com interesses semelhantes. Essa divisão pode ser por idade, sexo, localização geográfica ou por gostos pessoais.

Uma marca de alimentos, por exemplo, pode ter uma linha tradicional, para o público em geral, e outra isenta de glúten, para atender às pessoas que são alérgicas a esse componente.

Vale destacar que a segmentação de mercado, embora tenha ganhado mais representatividade com a internet, não é algo recente. A própria mídia impressa já segmentava suas publicações, por meio de revistas femininas, esportivas, sobre economia etc., para que os anunciantes encontrassem o leitor certo que queriam atingir.

Por que as empresas devem apostar na segmentação de mercado?

Chris Anderson, autor do livro “A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho”, desenvolveu a teoria que dá nome à sua publicação mais famosa. Para ele, o mercado é representado por um gráfico que forma uma cauda comprida, mais grossa no início e que vai afinando até chegar ao final.

A parte inicial da cauda representa o mercado de massa, ou seja, as ações voltadas para o grande público. Já a parte mais fina representa os mercados de nicho, que precisam ser descobertos, para que as empresas lancem produtos ou serviços que lhe interessem e possam gerar lucratividade para a organização.

Como a segmentação de mercado pode ser aplicada no marketing digital?

Para fazer a segmentação de mercado, algumas ações podem ser praticadas pelas marcas.

Crie personas

As personas são personagens semifictícios que representam os clientes de uma marca. Isso não quer dizer que uma empresa precise ter apenas uma persona. Pelo contrário, cada organização pode ter mais de uma para diversificar a distribuição de seus produtos.

Possibilite mais conversões em social e landing pages

As conversões em social e landing pages podem contribuir para a segmentação de mercado do marketing. Com base nas personas criadas, você poderá criar páginas voltadas para públicos específicos, que precisaram fazer um cadastro para acessar um material, por exemplo. Isso fará com que você tenha uma dimensão de qual tipo de público é mais interessante para a sua empresa.

Faça anúncios segmentados nas redes sociais

As redes sociais, como o Instagram e o Facebook, permitem a criação de anúncios segmentados, pela localização geográfica, sexo, entre outras variáveis. Assim, uma loja física de sapatos masculinos que atende em uma determinada cidade, por exemplo, pode criar um anúncio que seja recebido apenas pelos usuários homens que moram ou estão na localidade.

A segmentação de mercado é uma estratégia importante e valiosa para o marketing digital. Se você utilizá-la, certamente alcançará bons resultados para a sua marca.

Continue aprendendo sobre estratégias para a sua empresa! Para isso, recomendamos que leia nosso post Remarketing e retargeting: o que você precisa saber sobre o assunto.

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