06 mar 2018 Saiba como se beneficiar do neuromarketing em suas estratégias
Você já ouviu falar em neuromarketing? Trata-se de uma metodologia que reúne os conceitos da neurociência e do marketing para o desenvolvimento de estratégias, no intuito de captar e fidelizar clientes para as empresas.
A técnica ainda é pouco divulgada e poucas empresas adotam medidas de neuromarketing, sendo uma excelente alternativa para que você esteja um passo à frente da concorrência e consiga vender mais.
Pensando nisso, desenvolvemos este post que explicará o que é o neuromarketing, como implementar essa metodologia e os principais benefícios que ele pode trazer para o seu negócio. Ficou curioso? Então siga a leitura a seguir.
O que é o neuromarketing?
Conforme dito, o neuromarketing é a junção da neurociência com o marketing. Desse modo, os estrategistas de marketing podem utilizar descobertas científicas para gerar estímulos nos consumidores, o que possibilita ações mais eficazes e assertivas para a publicidade da organização.
Quando alguém toma uma decisão de compra, por exemplo, age muito mais por conta de uma série de reações químicas no cérebro do que pela razão ou necessidade daquele produto. Entender essas reações e como despertá-las, portanto, pode ser classificado como neuromarketing.
Como implementar a metodologia do neuromarketing nas empresas?
Existem diversas maneiras de se adotar o neuromarketing nas estratégias de posicionamento e vendas da sua empresa. Todas elas so úteis e podem ser colocadas em prática para desenvolver um bom trabalho e aumentar o engajamento de marca e a lucratividade do seu negócio.
O neuromarketing pode ser utilizado no marketing das organizações em ações como:
- o design planejado;
- os gatilhos mentais;
- a psicologia das cores;
- os testes A/B;
- o marketing sensorial;
- o storytelling.
Todas essas ações mexem com o emocional das pessoas e fazem com que, de maneira direta ou indireta, elas se sintam mais propensas a adquirir um produto ou serviço oferecido.
Quais são os principais benefícios do neuromarketing?
A mente humana é alvo de muitos estudos e, mesmo assim, ainda é muito difícil obter conhecimentos específicos sobre ela. Afinal, cada pessoa é única e o que pode fazer com que alguém se sinta engajado com uma marca, por exemplo, pode não apresentar resultados positivos para outro.
Por isso, um dos principais benefícios do neuromarketing é fazer com que as empresas conheçam mais sobre os perfis de seus clientes. O serviço de pagamentos PayPal, por exemplo, desenvolveu estratégias de neuromarketing e descobriu que os anúncios com o foco na velocidade e na conveniência do serviço traziam mais resultados positivos do que os que falavam sobre a segurança.
Desse modo, a empresa obteve um maior conhecimento sobre o seu público, focando as suas campanhas publicitárias naquilo que mais despertava a atenção de seus consumidores. Isso fez com que muitas pessoas passassem a utilizar o serviço de pagamentos online em menos tempo, otimizando assim o valor gasto em marketing e obtendo um bom ROI.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o neuromarketing, que tal desenvolver esse tipo de ação na sua empresa e obter mais resultados positivos para o negócio?
Nós podemos ajudar você a desenvolver estratégias que realmente tragam resultados. Entre em contato conosco!
No Comments