Storytelling e marketing digital: quais são os impactos no consumidor?

Se você trabalha com mídias, certamente já ouviu falar na relação entre storytelling e marketing, não é mesmo? Mas o que será que isso representa na prática? As histórias são mesmo uma importante ferramenta para causar impacto nos consumidores?

Neste post, esclareceremos as principais dúvidas que os profissionais de comunicação têm sobre a relação entre marketing e storytelling. Continue a leitura e fique bem informado sobre o assunto.

O que é storytelling e qual sua relação com o marketing digital?

Storytelling nada mais é do que um termo em inglês para contação de histórias. Trata-se de uma metodologia em que as empresas utilizam seus canais de comunicação e marketing digital, como redes sociais, blogs, site, entre outros, para entreter os seguidores e consumidores com uma boa história.

Tais histórias podem ser reais, como cases de sucesso da empresa, ou fictícias, desenvolvidas por criativos que relacionem a marca com algum tipo de impressão ou sensação que deve ser passada sobre o negócio.

Qual é a importância do storytelling no relacionamento com os consumidores?

Há possibilidade de desenvolver narrativas criativas de diversos tipos. Pode optar, por exemplo, por uma história bonita e emocionante para cativar o público ou, então, por uma narrativa repleta de humor para que todos caiam na risada e relacionem a marca com situações felizes.

Desse modo, contar histórias é uma excelente estratégia de marketing digital que pode ser utilizada para gerar diferentes tipos de impacto nas pessoas, desenvolvendo o branding e o relacionamento com o público.

Como desenvolver uma estratégia de storytelling no marketing digital?

Para desenvolver uma boa narrativa, que seja realmente cativante, é necessário ter criatividade, conhecer bem a marca e as personas que deverão ser atendidas e, assim, conquistar os objetivos buscados.

Uma das técnicas mais utilizadas pelas empresas que praticam o storytelling em seus canais digitais é a jornada do herói, desenvolvida pelo escritor americano Joseph Campbell.

Para esse autor, toda boa história precisa ter um herói, ou seja, um protagonista que percorre três atos básicos: o chamado para uma aventura, a saída para outro local e provações e, finalmente, a resolução do problema e o retorno ao local de origem.

A metodologia da jornada do herói é muito utilizada por escritores de filmes, livros, séries, novelas e diversos outros tipos de narrativa. A mesma tem se tornado comum entre os desenvolvedores de storytelling para o marketing digital. A diferença é que, de alguma forma, a marca precisa ser inserida no contexto aplicado.

Quais são os principais exemplos de storytelling na publicidade brasileira?

Existem diversos cases de sucesso de storytelling no Brasil, mas separamos dois que envolvem músicas conhecidas do cenário nacional e que ganharam uma narrativa criativa, envolvendo a marca que veiculou a história.

O primeiro deles é uma campanha da operadora de telefonia Vivo, que desenvolveu um vídeo clipe para a música “Eduardo e Mônica”, da banda Legião Urbana. No vídeo divulgado nas redes sociais, os protagonistas trocavam mensagens e faziam ligações utilizando celulares da operadora.

O segundo case foi realizado pelo hipermercado Zaffari, famoso por desenvolver campanhas emocionantes no final de ano.

Em uma dessas ações, embalada pela música “No dia em que saí de casa”, da dupla Zezé di Camargo e Luciano, um jovem brasileiro que trabalha em um restaurante dos EUA lamenta por não poder passar o Natal com sua família no Brasil. Então, ele é surpreendido pelos colegas de trabalho, que lhe presenteiam com uma passagem de avião. A história termina com ele fazendo uma surpresa para a mãe, chegando em casa para a ceia de Natal, feita com produtos Zaffari.

Gostou de saber um pouco mais sobre a relação entre storytelling e marketing? Então, que tal escrever uma história de sucesso para a sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como!

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