As 5 qualidades essenciais de um profissional de assessoria de imprensa

As 5 qualidades essenciais de um profissional de assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é uma área muito importante e as empresas precisam ter um cuidado muito especial ao escolher um profissional ou agência que faça esse trabalho. Afinal, é a sua reputação e o bom relacionamento com a imprensa e demais públicos que estarão em jogo.

Para atuar como assessor de imprensa é recomendado que o profissional tenha algumas qualidades consideradas essenciais. As principais delas estão listadas nos tópicos a seguir. Confira!

1. Prezar pelo bom relacionamento e credibilidade com a imprensa

O assessor de imprensa está em constante contato com jornalistas e produtores de jornais, revistas, portais de notícias, emissoras de rádio e TV, entre outros veículos de comunicação, buscando sempre espaço para aparições espontâneas do assessorado nessas mídias.

Por esse motivo, convém que o profissional tenha um bom relacionamento com as pessoas responsáveis por essas publicações. Desse modo, terá mais facilidade em emplacar releases, divulgar eventos, conseguir convidados para coletivas de imprensa etc.

2. Ter domínio da escrita e da pesquisa

Saber escrever muito bem e também ter habilidades com pesquisa é algo fundamental para um assessor de imprensa, pois ele é o responsável pela elaboração de textos enviados para as mídias, que precisam ter conteúdo de qualidade.

Além das questões referentes à ortografia e gramática, o assessor de imprensa também deve ter zelo para que seus textos não contenham problemas como datas ou nomes de pessoas escritos de forma errada.

3. Ser estrategista

O assessor de imprensa precisa encontrar as melhores maneiras de divulgar o seu cliente em cada tipo de situação. Por esse motivo, é necessário haver um planejamento estratégico, para a publicação de conteúdos específicos nas redes sociais, por exemplo.

Ainda é relevante que esse profissional encontre opções diferenciadas para que o seu assessorado seja divulgado. O marketing de conteúdo, por exemplo, é um setor que vem sendo muito explorado na assessoria de imprensa.

4. Saber mensurar resultados de assessoria de imprensa

A comunicação, para ser valorizada, precisa apresentar, para a direção das empresas, dados concretos, embasados em métricas. Por isso, é relevante que o assessor tenha conhecimento sobre como mensurar os resultados de seus trabalhos.

Uma das atividades mais simples de se realizar isso é o clipping, de modo que o profissional deve verificar quanto conquistou em mídia espontânea e comparar com o valor que seria gasto, caso esses espaços tivessem sido comprados.

5. Conhecer ferramentas que auxiliam nas atividades

Existe uma série de ferramentas tecnológicas que podem ajudar o assessor de imprensa em suas atividades cotidianas. O Google Trends, por exemplo, indica os assuntos que estão em alta no momento e que podem servir para produção de conteúdo da empresa.

Entender sobre SEO e outras técnicas de rankeamento de páginas e sites também são conhecimentos necessários para assessores que atuam nos dias atuais.

Todos esses conhecimentos são requisitos básicos e que devem ser observados ao contratar um serviço de assessoria de imprensa. Portanto, seja muito criterioso no momento dessa escolha.

A Interface Comunicação tem expertise de 25 anos de mercado e já foi agraciada com o Prêmio Minas de Comunicação como melhor empresa de assessoria de imprensa.

Quer receber mais conteúdos interessantes para melhorar a comunicação da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e tenha sempre materiais exclusivos no seu e-mail.

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.