Os 3 maiores desafios da comunicação empresarial e como vencê-los

Ter uma empresa de sucesso passa pela necessidade de planejar cada detalhe do seu negócio — e isso abrange a sua equipe de colaboradores. Para que a corporação funcione de maneira apropriada, um alto nível de comunicação interna torna-se fundamental.

Quando o time está bem entrosado, um bom clima empresarial é criado e, consequentemente, apresenta-se uma melhor performance no desenvolvimento das tarefas, sejam elas quais forem. A boa comunicação também assegura que os riscos de falhas diminuam e que os clientes fiquem mais satisfeitos.

Mas vale dizer que, para que a comunicação funcione perfeitamente, a empresa deverá vencer alguns desafios. Você sabe quais são eles?

Confira aqui os 3 maiores desafios da comunicação empresarial:

1. Evitar as barreiras semânticas

Em alguns casos, a empresa possui grandes barreiras de semântica para trabalhar bem com os colaboradores. Nesse contexto, a semântica diz respeito à percepção que as pessoas têm de uma determinada mensagem, frase ou palavra.

Quando a comunicação interna de uma empresa consiste em uma linguagem diferente do que a equipe é capaz de entender, não haverá comunicação — ou, ao menos, haverá ruídos e desentendimentos, o que será muito ruim para a harmonia e a eficiência do time.

Uma ótima maneira de evitar as barreiras de significação dos termos e mensagens é conhecer exatamente quem são seus colaboradores. Assim, a empresa conseguirá se comunicar de forma clara e eficiente.

Para isso, analise bem algumas informações de sua equipe: a área de atuação, a escolaridade, onde moram, o tipo de sociedade em que estão inseridos e até mesmo suas classes sociais.

2. Amenizar os ruídos comunicacionais

Para que a comunicação aconteça de fato, ela precisa de ser fluida entre todas as instâncias da empresa — desde a diretoria até os colaboradores. Os ruídos são os problemas que podem atrapalhar a integridade da mensagem que se pretende passar, antes de chegar ao receptor.

Por exemplo, muitas empresas possuem franquias e representações em várias outras cidades e até mesmo em estados ou países diversos. A distância pode causar alguns contratempos nas falas e nos discursos proferidos, além do retardamento na divulgação da mensagem ou até mesmo problemas de interpretação de e-mail ou mensagens de texto.

Nos casos de empresas que possuam colaboradores à distância, é válido informar-se por meio de conferências online ou vídeos já gravados anteriormente. Se a empresa só possui uma sede, evite ao máximo o envio de recados; fale diretamente com todos os colaboradores.

3. Ouvir o que sua equipe tem a dizer

A comunicação consiste em falar e ouvir, porém, muitas organizações cometem a grande falha de nunca ouvir o que sua equipe tem a dizer sobre a empresa. Muitas delas nem mesmo se revelam abertas a dar atenção a ideias sobre como otimizar o trabalho e melhorar o negócio.

Para que seus colaboradores confiem na empresa, e principalmente em você, é necessário que também tenham voz. Busque sempre mostrar-se acessível para ouvi-los, sejam suas sugestões, reclamações ou dúvidas sobre determinado projeto ou procedimento.

Ouvir também possibilita compartilhar experiências, conhecimentos e até mesmo emoções. A empresa poderá disponibilizar mecanismos para que o time possa sentir-se parte da empresa, por meio de sua contribuição — como, por exemplo, com a realização de brainstorms.

Brainstorms são aquelas reuniões em que cada colaborador poderá opinar sobre os projetos com sugestões de melhorias, sem sofrer críticas ou coibição pelo que for mencionado. O momento serve como uma excelente troca de experiências, em busca de melhoria no desempenho geral da empresa.

A comunicação empresarial bem feita é um desafio que precisa ser sustentado pelas empresas que querem ter sucesso e crescer no mercado. Afinal, para que a empresa decole, é necessário que seus colaboradores estejam alinhados e desenvolvam um trabalho em conformidade com as metas e os objetivos do negócio.

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