03 jul 2018 Orçamento de marketing: como lidar com uma verba restrita?
O baixo orçamento de marketing é uma realidade em negócios de todos os segmentos, pois, por motivos diversos, muitos empresários destinam pouca verba para o setor. Considerando essa realidade, os gestores e profissionais da área precisam ser criativos e saber otimizar recursos para alcançar resultados efetivos, mesmo sem ter muito dinheiro à disposição.
Mas como lidar com uma verba restrita no orçamento de marketing? É possível ter um marketing de qualidade, mesmo com um orçamento baixo? A resposta é “sim”, desde que sejam observados alguns cuidados e ações estratégicas. Neste post, trazemos algumas dicas para você. Acompanhe!
Invista em inbound marketing
As estratégias de inbound marketing exigem menos recursos financeiros do que o marketing tradicional, que precisa investir na produção de peças publicitárias e ainda dispor de altos valores para veiculá-los nas mídias radiofônica e televisiva.
O inbound marketing tem o objetivo de atrair o interesse das pessoas, que buscam de forma autônoma por conteúdos que podem converter em vendas. O marketing de conteúdo, o SEO e as estratégias nas redes sociais são as três ações que embasam essa metodologia, que pode fazer a diferença para o seu negócio.
Busque por parcerias
Você pode fazer parcerias com empresas de outras áreas, para que umas divulguem as outras. Assim é possível criar estratégias de guest posts, que ocorre quando uma marca escreve como convidada no blog da outra.
Desse modo, os leitores de um dos blogs terão conhecimento do outro, com as duas marcas se ajudando mutuamente.
Faça co-marketing
Ideia parecida com o guest post é o co-marketing, que acontece quando duas empresas se unem para criar um produto ou combo que atinja um público-alvo comum, dividindo assim os lucros e gastos com produção e publicidade.
Se uma marca de refrigerantes se unir a uma marca de pipoca, e as duas fizerem um combo vendendo os dois itens e criarem ações publicitárias para isso, por exemplo, estão praticando o co-marketing.
Selecione canais de mídia com melhor custo-benefício
É preciso fazer uma análise profunda e concreta sobre a questão do custo-benefício de cada canal de mídia escolhido para veicular ações publicitárias. De nada adianta anunciar em um jornal que diz ter uma base de milhares de assinantes, se o seu produto tem um nicho muito específico e seu público não tem o hábito de ler jornais.
Por isso, convém conhecer muito bem o seu público-alvo e relacionar a questão do custo-benefício de cada tipo de mídia, para assim escolher canais que realmente convertam em vendas e garantam o sucesso de uma estratégia de marketing.
Contrate agências que trabalham com verba otimizada
Para conquistar bons resultados com uma verba reduzida, você precisa contar com o suporte de uma agência que tenha em seu quadro colaboradores com a expertise necessária para otimizar gastos.
A Interface Comunicação, que já conta com 25 anos de atuação no mercado de comunicação empresarial, propõe soluções otimizadas de acordo com o orçamento de marketing disponível de cada cliente, contando sempre com parcerias estratégicas.
Ficou interessado? Então entre em contato conosco e tire as suas dúvidas sobre o nosso trabalho.
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