Você sabe o que são stakeholders e como influenciam o seu planejamento?

Você sabe o que são stakeholders e como influenciam o seu planejamento?

Saber o que são stakeholders e como eles influenciam no planejamento estratégico de uma empresa é imprescindível para os profissionais de comunicação, como jornalistas, publicitários e relações públicas.

Isso se justifica porque essa classificação de público é bastante específica e possibilita que ações comunicacionais sejam mais direcionadas na organização. A seguir, falaremos mais sobre o assunto para que você tenha um entendimento mais abrangente.

Afinal, o que são stakeholders?

O conceito de stakeholder foi desenvolvido por Edward Freeman, em 1984. Para esse autor, as empresas têm diferentes públicos estratégicos, que influenciam diretamente na tomada de decisões. Tais públicos recebem o nome de stakeholders.

Segundo o próprio autor, stakeholders são “[…] qualquer indivíduo ou grupo que pode influenciar ou ser influenciado por atos, decisões, políticas, práticas ou objetivos de uma organização”.

Quais são os principais stakeholders que influenciam no planejamento das empresas?

Antes de surgir o conceito de stakeholder, as empresas classificavam os seus públicos em três categorias:

  • público interno — grupo formado pelos funcionários da organização;
  • público externo — formado por qualquer grupo que não tem ligação formal com a empresa, mas é de seu interesse, como clientes e fornecedores;
  • público misto — formado por pessoas que vivenciam rotinas da empresa, mas não têm ligações formais com ela, como funcionários terceirizados ou revendedores.

Essas classificações são utilizadas até hoje, mas por serem muito genéricas, deixaram de ter tanta relevância. Agora, a comunicação é mais direcionada para grupos específicos, os stakeholders.

De acordo com o teórico Fábio França, autor do livro “Públicos: como identificá-los em nova visão estratégica”, os principais stakeholders que influenciam no planejamento de uma empresa são os seguintes:

  • mídia;
  • sindicatos;
  • concorrência;
  • empregados;
  • fornecedores;
  • consumidores;
  • grupos de pressão;
  • comunidade financeira;
  • representantes da comunidade;
  • associações e entidades de classe;
  • governos municipais, estaduais e federal;
  • alta cúpula administrativa da organização.

Cada um desses grupos gera uma visão mais ampla dos processos para a organização, o que faz com que o planejamento seja otimizado e focado em todas as partes envolvidas. De nada adianta ter uma boa comunicação com os clientes e falhar com os fornecedores, por exemplo.

Além disso, cada um desses públicos têm objetivos e anseios próprios, que devem ser observados na comunicação dirigida. Uma mesma mensagem pode ter que ser adaptada para ser repassada a grupos distintos!

Como fazer um mapeamento de stakeholders de uma organização?

O mapeamento de stakeholders pode ser feito a partir do cumprimento de quatro etapas. São elas:

  • identificação dos stakeholders — liste todos os públicos ou grupos de interesse da organização;
  • analise as expectativas e interesses — descreva quais são os objetivos da comunicação da empresa com cada um de seus stakeholders;
  • classifique os stakeholders — separe os grupos por categorias, como os que são mais e os que são menos importantes para a organização;
  • desenvolva um plano de abordagem — crie um projeto de comunicação diferenciado para cada um dos stakeholders, levantando questões como os canais utilizados e formas de abordagem.

Se você leu o nosso conteúdo até aqui já tem um maior entendimento sobre o que são stakeholders e como eles influenciam no seu planejamento! Por isso, coloque esse conhecimento em prática na sua empresa e tenha uma comunicação dirigida mais eficiente.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, utilize o espaço abaixo. A sua participação é sempre bem-vinda!

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