Conheça 5 mitos e verdades sobre a comunicação empresarial

Conheça 5 mitos e verdades sobre a comunicação empresarial

Mitos e verdades sobre a comunicação empresarial estão constantemente em debate pelos profissionais da área e por setores relacionados dentro das organizações.

A comunicação é uma aliada para o fortalecimento da cultura organizacional. Com a disseminação de informações estratégicas para o negócio, ela tem se tornado uma parceira para conquistar cada vez mais resultados em mercados competitivos e desafiadores.

Contudo, a comunicação empresarial ainda esbarra em pouca autonomia e investimentos, o que tende a mudar nos próximos anos. Afinal, hoje ela é fundamental para lidar com um mercado consumidor moderno, conectado, competitivo e global, desempenhando um importante papel na maximização dos resultados, tanto interna quando externamente.

Visando esclarecer algumas dúvidas sobre o tema, separamos aqui 5 mitos e verdades sobre a comunicação empresarial no Brasil que você precisa conhecer. Acompanhe!

1. As organizações estão buscando formas eficientes de trabalhar a comunicação dentro da empresa

Verdade. A comunicação tem sido uma aliada para o aumento da produtividade e da performance dos colaboradores.

Por meio dela, é possível transmitir os valores e os objetivos da organização, tornando toda a equipe mais alinhada com os desafios a serem vencidos e transmitindo uma boa imagem para todos os públicos de relacionamento.

2. A comunicação empresarial brasileira se tornou definitivamente estratégica

Mito. Segundo Wilson da Costa Bueno, um dos maiores especialistas em comunicação empresarial no Brasil, essa área ainda está longe de ser estratégica.

Fato é que uma comunicação estratégica implicaria em uma estratégia de comunicação estruturada e aplicada — o que poucas empresas realmente fazem na prática.

Isso acontece porque a cúpula do setor de comunicação ainda não participa dos processos decisórios das organizações, trabalhando relativamente com pouca autonomia.

3. Comunicação Interna contribui para a geração de valor nas organizações

Verdade. Mesmo enfrentando os desafios de se consolidar como estratégica, a comunicação interna contribui para a geração de valor nas organizações.

Por meio de suas ações, é possível tornar os públicos internos mais esclarecidos sobre suas tarefas diárias, informar sobre o negócio e seus concorrentes e atualizar a equipe em prol de melhores resultados.

4. O setor de comunicação é direcionado por outros setores da empresa

Verdade. A realidade brasileira é que a área de comunicação nem sempre participa das tomadas de decisões que dizem respeito à atividade de comunicação propriamente dita.

Contudo, à medida que o engajamento dos colaboradores aumenta por meio do trabalho da comunicação interna, facilitando a mensuração dos resultados de performance pela direção das empresas, essa realidade tende a mudar.

5. Uma empresa de comunicação terceirizada pode auxiliar a comunicação integrada

Verdade. A maior parte das empresas direciona a comunicação para uma equipe pequena. Nesse sentido, poder contar com uma empresa de comunicação terceirizada ajuda a manter os públicos de relacionamento informados, mantendo a qualidade e a periodicidade necessária para a formação de públicos mais conscientes sobre o negócio das empresas.

Com uma empresa terceirizada, é possível oxigenar a comunicação nas organizações, pois elas estão sempre conectadas com as mais modernas soluções e tendências para as várias vertentes da comunicação empresarial.

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