O que precisa para fazer um blog post de qualidade?

Manter um blog empresarial ativo é fundamental para negócios que pretendem ter uma presença constante e forte no meio digital. Além de ajudar no posicionamento do site nas primeiras páginas, ele pode aumentar os números de acessos, educar o leitor e criar autoridade no mercado para a sua empresa.

Separamos algumas dicas que são essenciais. Confira:

Defina uma linguagem e uma persona

Toda estratégia de conteúdo digital, para ter sucesso, precisa colocar essas duas questões como prioridade. Conhecer o leitor é imprescindível para construir personas e atraí-las por meio de uma linguagem ao qual elas estão familiarizadas. Isso aumenta as chances de conversão.

A persona pode variar conforme o tema e o objetivo que o redator está escrevendo. Já a linguagem, deve ser construída depois da persona definida. Afinal, existem diversos tipos de conteúdos baseados na etapa que a persona está dentro jornada de compra do cliente.

Otimize o blog post para SEO

O SEO é um conjunto de técnicas que otimizam os mecanismos de buscas com práticas que colocam o site nos primeiros resultados na busca orgânica. A primeira sugestão é escolher uma palavra-chave com potencial.

É importante espalhar a palavra-chave ao longo do texto (mas em lugares estratégicos) para que o algoritmo do Google identifique seu conteúdo e o sugira para mais pessoas. Além disso, escrever o texto utilizando técnicas de escaneabilidade e montar uma estrutura também ajudam no ranqueamento. Saiba mais neste link.

Utilize fontes e referências confiáveis

A produção de conteúdo, mesmo que em blogs corporativos, deve ter uma preocupação com a informação descrita, assim como o jornalismo. Dessa forma, quando for citar pesquisas e dados, o redator deve utilizar fontes confiáveis que oferecem mais credibilidade e qualidade ao texto.

Além de atentar-se à veracidade das informações. E, claro, buscar diversas referências para produzir um conteúdo que enriqueça a experiência do seu leitor.

Escolha um CTA poderoso

O call-to-action é um elemento indispensável para aumentar a taxa de conversão de um blog corporativo. É o CTA que vai atrair a atenção do visitante e levá-lo a realizar a ação que você deseja.

Geralmente, os textos em blog oferecem um produto ou serviço para solucionar o problema exposto. Mas, dependendo da etapa do funil que o leitor se encontra, pode também oferecer mais conteúdo rico, levando a se cadastrar em uma landing page, baixar um e-book, ou outro para saber mais sobre o assunto e considerar fazer a compra.

Dessa forma, os call-to-action são inseridos mais para o final do texto. Entretanto, é preciso cuidado e estudo para saber se ele deve aparecer de forma mais chamativa ou mais simplista.

Agora que você já sabe o que fazer para o que precisa para fazer um blog post de qualidade, compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude outros profissionais a terem mais sucesso em suas estratégias de marketing de conteúdo.

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