SEO para blog posts: como otimizar

O SEO é um conjunto de técnicas que otimizam os mecanismos de buscas com práticas que colocam o site nos primeiros resultados na busca orgânica. Inclusive, faz parte de estratégias de marketing de conteúdo.

A primeira sugestão do SEO é escolher uma palavra-chave com potencial. Assim, fica mais fácil o algoritmo do buscador sugerir o seu conteúdo quando alguém pesquisar a palavra em questão. Além disso, existem outras técnicas que podem ajudar o seu site estar bem posicionado no Google.

Continue lendo para saber mais algumas dicas que ajude no seu ranquemento.

Defina uma palavra-chave

Quando uma pessoa pesquisa uma dúvida nos buscadores, o que faz o Google identificar os sites que podem solucionar o problema em questão são as palavras-chave encontradas no texto.

Existem diversas ferramentas para facilitar a escolha da palavra-chave, inclusive uma disponibilizada pelo próprio Google: o Google Keyword Planner. Ele mostra a média de pesquisas mensais, qual o nível da concorrência, o valor dos lances do menor para o maior, além de outras informações valiosas da palavra-chave.

Há duas classificações de palavras-chave: Head tail (cabeça) e Long tail (cauda). De forma resumida, os Head tail são os termos mais “gerais”, o que representa muita concorrência, porém grande visibilidade. Entretanto, os Long tail são os termos mais específicos, garantindo uma eficiência no público alvo, mas com um volume de busca menor.

Além da palavra-chave principal, é preciso escolher palavras-chaves secundárias para também ajudar no ranking dos buscadores e posicioná-las em locais estratégicos, sendo eles:

  • Título (1a), subtítulo e intertítulos (2a): à esquerda
  • URL amigável ou slug (1a)
  • Título de SEO (1a)
  • URL ou título da imagem (1a)
  • Alt text (1a e 2a) – tentativa

Mantenha a escaneabilidade

A escaneabilidade é uma forma de otimizar o conteúdo para tornar a leitura mais fácil, melhorando sua experiência como usuário e deixando o texto mais fluido. De acordo com diversas pesquisas, as principais técnicas que englobam esse conceito são:

  • Posicione os textos à esquerda
  • Mantenha as frases e parágrafos curtos (no máximo 4 linhas)
  • Divida os assuntos em subtítulos
  • Destaque pequenas partes – as mais importantes e objetivas – em negritos
  • Insira espaço entre os tópicos
  • Confira a gramática e ortografia
  • Coloque imagens, infográficos, áudios ou vídeos para ficar mais dinâmico
  • Utilize fonte e referências relevantes
  • Inserir palavras de transição ao longo do texto

Utilizando essas dicas, é possível obter todos os benefícios que a escaneabilidade pode oferecer ao seu texto: mais permanência do usuário no site, maior índice de cliques no link, menores taxas de rejeição, entre outros.

Insira links internos e externos

Atribuir links no seu texto eleva a informação do seu conteúdo e pode melhorar o relacionamento com outras marcas. No caso dos links internos, sempre lembrar de colocar outros blog posts do seu site que falam do assunto comentado para que a pessoa permaneça mais tempo no site.

Já os links externos, o recomendado é utilizar poucos, e sempre dar preferência à fontes confiáveis, como órgãos públicos, veículos de comunicação, instituições de pesquisa, entre outros. Lembre-se que você é responsável por toda a informação que está no seu texto, inclusive os links que são disponibilizados.

Quer aplicar o SEO nos textos da sua marca e ranquear melhor no Google? Nossa equipe está pronta para produzir conteúdo que converta. Entre em contato com a gente!

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.