Equipe desmotivada? 4 estratégias para engajar os funcionários

Trabalhar com uma equipe desmotivada é muito prejudicial para as empresas, uma vez que pode resultar em menos interesse na execução das atividades, na produção de um produto de pouca qualidade e em um atendimento não diferenciado para os clientes. É por isso que engajar os funcionários é algo que precisa sempre ser colocado em prática nas organizações.

Foi pensando nisso que reunimos, neste post, uma série de estratégias que a sua empresa pode executar para desenvolver o endomarketing e conquistar o engajamento dos colaboradores. Siga conosco e confira todas as dicas nos tópicos a seguir.

1. Saiba reconhecer e recompensar os trabalhos

Para que os colaboradores se sintam motivados é essencial saber reconhecer os bons trabalhos executados, logo, sempre que alguém toma uma atitude positiva é preciso ser recompensado, nem que seja apenas com um elogio feito em público.

Uma estratégia interessante para engajar funcionários e que está relacionada com o reconhecimento e recompensas é a caixa de sugestões. Assim, a direção da empresa pode disponibilizar caixas em locais estratégicos para que os colaboradores contribuam com ideias de melhorias. Quem tiver uma ideia aprovada, pode ser recompensado com um prêmio ou bônus em dinheiro no salário.

2. Reveja os planos de carreira e crescimento

Qualquer pessoa que começa a trabalhar em uma empresa tem a intenção de conquistar mais espaço, subir de posição no nível hierárquico e ganhar um salário mais alto. Por isso, é importante que a organização tenha um plano de carreira e crescimento bem definido, de modo que todos possam compreender as chances que têm na empresa.

Os planos de carreira, se bem trabalhados, podem trazer não só o melhor engajamento dos trabalhadores, como também a diminuição do turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários.

3. Promova o feedback e ações de melhoria

É preciso que as empresas entendam que não basta desenvolver ações de endomarketing se não derem a oportunidade dos colaboradores opinarem sobre o que está sendo realizado.

As ações devem ser vistas como uma via de mão dupla, de modo que o feedback precisa ser sempre praticado e, se forem coerentes, as sugestões dos funcionários serão colocadas em prática.

4. Tenha uma comunicação interna eficiente

comunicação interna nas empresas precisa ser eficiente e não uma mera atividade com pouca relevância. Por isso, é importante que as organizações invistam nessa área, tendo profissionais qualificados em seu quadro, como relações públicas e jornalistas que, muitas vezes, podem contar com o suporte de uma agência especializada.

As ações de comunicação interna são diversas e podem contemplar a organização de murais, chats via intranet, envio de newsletter para colaboradores, produção de jornais e revistas internas, entre tantos outros.

A Interface é uma agência que tem mais de 20 anos de tradição e é especialista na comunicação empresarial, podendo contribuir para a realização de diversas estratégias e ações para engajar os funcionários de sua empresa.

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