Aprenda agora como identificar o diferencial competitivo do seu negócio

“Diferencial competitivo” é um dos termos mais utilizados entre os empreendedores que planejam obter qualquer nível de sucesso com seus negócios. Apesar de seu significado parecer simples, até mesmo alguns dos mais aficionados pelo trabalho nem sequer sabem ou já não se lembram mais do significado desse termo.

Acontece que, sem saber seu sentido, obter bons resultados na sua busca por um diferencial competitivo se torna bastante difícil, concorda? Pois bem, por esse motivo que resolvemos elaborar um artigo para ajudá-lo na compreensão desse termo. Além disso, pretendemos clarear as ideias e facilitar a criação ou estabelecimento do seu próprio diferencial competitivo. Portanto, caro leitor, tenha uma boa leitura!

Afinal, o que significa diferencial competitivo?

Primeiramente, precisamos entrar em um consenso sobre o significado desse termo tão famoso. Resolvemos utilizar a definição de um dos maiores gênios do marketing, Philip Kotler. Ele alega que “diferenciação é o ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa da oferta da concorrência”.

Ao mesmo tempo, também podemos destacar a definição de Kotler sobre “vantagem competitiva”, o qual explica que ela “contribui significativamente para os benefícios percebidos pelo cliente”. Segundo Kotler, essa vantagem está intimamente ligada à percepção do público consumidor. Em seu texto, o especialista em marketing cita duas maneiras para se obter vantagem competitiva:

  • dominar suas competências, ou seja, trabalhar suas fontes de vantagens competitivas úteis para mercados diversos e que são difíceis de imitar;
  • ter capacidades distintas, de modo simples, apresentar excelência em processos de negócios mais amplos (como música, ambiente cativante e aromatizadores de ambiente para um motorista de Uber, por exemplo).

Note como o diferencial competitivo não precisa ser robusto. Na verdade, muitas pessoas não sabem que basta apenas utilizar da criatividade e atenção. Já falando a língua das empresas, podemos alegar que esse objetivo pode ser alcançado gerando maior valor para uma marca, produto ou serviço, somados a um preço de mercado acessível.

Por que todo empreendedor precisa reconhecer qual é o seu diferencial competitivo?

Caso ainda não esteja claro para você o papel que essa diretriz tem para um negócio, então compreenda que gerar mais valor para a sua empresa é um dos fatores determinantes para o seu sucesso, pois o diferencial competitivo está diretamente atrelado a satisfação do cliente, o que impactará diretamente em seus resultados e lucratividade.

Para descobrir qual das “áreas” em que você e sua empresa se destacam atualmente, uma boa estratégia é priorizar os investimentos nessa busca. Uma ótima ideia seria trabalhar com gerenciamento de dados, por exemplo, acompanhar os resultados obtidos e considerá-los na hora de realizar novas tomadas de decisões estratégicas.

Além disso, outros exemplos de ótimas iniciativas nesse sentido seriam:

  • conhecer melhor o seu cliente;
  • investir em novas tecnologias;
  • observar a concorrência e aprender com ela;
  • treinar e desenvolver equipes capacitadas e envolvidas com os projetos;
  • investir em marketing digital e comunicação.

Como construir um diferencial competitivo?

Essa é uma pergunta complexa, pois existem diversas formas para alcançar isso. Por exemplo, a Coca-Cola utilizou uma logomarca e um nome para gerar valor para sua marca, enquanto o Facebook ofereceu comunicação.

No entanto, podemos apontar três maneiras comprovadamente eficientes de se obter maior valor de mercado:

  1. trabalhar uma logomarca/logotipo eficiente – a logomarca está intrinsecamente ligada à percepção das pessoas e demanda atenção;
  2. melhorar seus processos – automatizar as respostas por meio de softwares efetivos, diminuir burocracias, otimizar a cadeia produtiva, eliminar desperdícios, trabalhar na redução de gargalos etc.;
  3. melhorar o seu relacionamento com o cliente – melhorar a fidelidade com o público, trabalhar transparência, ouvir feedbacks, oferecer conteúdo relevante etc.

Por fim, criar ou encontrar o diferencial competitivo do seu negócio pode ser uma tarefa mais simples e importante do que pensa! Uma agência especializada poderá ajudá-lo a encontrar seu diferencial e torná-lo mais forte no mercado, o que pode ser um bom investimento. Agora você já pode se aprofundar no assunto e traçar as próprias estratégias para gerar maior valor para sua empresa!

E aí, gostou do nosso artigo? Pois aproveite, então, para entrar em contato com a nossa empresa e conhecer nossos serviços!

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