Assessoria de imprensa 2.0 e marketing digital: entenda a relação!

Assessoria de imprensa 2.0 e marketing digital: entenda a relação!

É fato que cada vez mais pessoas buscam informações na internet, seja por meio de portais de notícias ou links compartilhados nas redes sociais.

Nesse cenário, as estratégias de marketing e publicidade tendem a se aproximar ainda mais em prol de um planejamento produtivo e assertivo com insights conjuntos que permitem que a empresa cresça de modo uniforme em todos os veículos de comunicação.

O mesmo não poderia deixar de acontecer com o marketing digital e a assessoria de imprensa, em que há uma fusão dos meios online e offline, originando o que chamamos de assessoria de imprensa 2.0.

Ficou interessado em saber do que se trata a assessoria de imprensa 2.0? Continue a leitura e entenda melhor a relação entre assessoria de imprensa e marketing digital nos dias de hoje.

O que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa cuida da comunicação corporativa em outros veículos de comunicação. Entre eles estão os mais tradicionais como TV, rádio, revistas, jornais etc. Essas divulgações endossam a autoridade da empresa e se refletem na credibilidade passada ao público, o que ajuda na construção da imagem que as pessoas têm sobre a marca.

O que é marketing digital?

O marketing digital engloba uma série de estratégias voltadas para o meio digital com o diferencial de possibilitar que todo o retorno das ações seja mensurado, abrindo portas para otimizações recorrentes que ajudam no crescimento da empresa.

Nele, as ações são voltadas, por exemplo, para brand awareness, relacionamento com o cliente e impulsionamento de vendas por meio de anúncios em veículos de comunicação digitais.

O que é a assessoria de imprensa 2.0?

A assessoria de imprensa 2.0 conversa com as estratégias de marketing digital, ou seja, as ações dessas duas áreas são realizadas sob um mesmo olhar estratégico, o que otimiza os investimentos em cada uma delas e maximiza o retorno.

Para deixar mais clara a maneira como essas áreas se complementam, separamos algumas contribuições mútuas da assessoria de imprensa e das estratégias de marketing digital. Confira  a seguir!

Otimizações de SEO

Em relação ao SEO, a obtenção de backlinks de fontes confiáveis mostra ao Google que o material linkado é de boa qualidade e, por isso, merece maior visibilidade dos usuários da rede de pesquisa. A assessoria de imprensa 2.0 ajuda o SEO inserindo links relevantes em matérias enviadas a veículos de comunicação importantes.

Marketing de conteúdo

A assessoria pode auxiliar nas estratégias de marketing de conteúdo pontuando os assuntos que estão em alta na semana – os chamados assuntos sincrônicos ou conteúdo sazonal – ajudando o time de redação a produzir um conteúdo com alto número de interessados.

Além disso, unificar as duas estratégias permite que a comunicação com os usuários siga um padrão de linguagem, construindo uma identidade de marca consistente.

Impulsionamento por mídias pagas

No marketing digital, é possível pagar plataformas como Facebook, Instagram, YouTube e Google  para divulgar um anúncio da sua empresa. A sua associação com a assessoria de imprensa potencializa essas ações, já que se antecipa à chegada dos usuários que procurarão pela sua empresa devido ao conteúdo publicado em outras mídias.

Co-marketing

Uma das formas de adquirir um público novo no marketing digital é usar estratégias de co-marketing, seja na elaboração de ferramentas novas, guias educativos, e-books etc. Com a assessoria de imprensa 2.0, torna-se mais fácil identificar possíveis parceiros e agilizar a produção desses materiais. Além disso, ela permite que a divulgação desses materiais seja impulsionada por outros veículos de comunicação.

Podemos concluir que a assessoria de imprensa 2.0 trata-se da assessoria de imprensa tradicional alinhada às ações de marketing digital. Ela faz com que todas as ações da empresa sejam executadas sob um mesmo olhar e objetivo, garantindo a centralização da comunicação com o usuário e potencializando o retorno que cada estratégia traria para a empresa de forma individual.

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