Transformação digital: os desafios e impactos nas empresas e na sociedade

Em tempos atuais, é comum vermos muitas reportagens e matérias nos meios de comunicação falando sobre a transformação digital. Mas o que é, de fato, esse conceito?

Trata-se, resumidamente, de um processo pelo qual as empresas estão passando desde a popularização da internet, para aumentar o alcance de sua área de cobertura, bem como garantir melhores resultados.

Agora que você já sabe o que é a transformação digital, está pronto para entender um pouco mais sobre o assunto. Para que isso aconteça, nós esclarecemos as principais dúvidas que as pessoas e empresas geralmente têm sobre o assunto. Confira a seguir.

A transformação digital é um processo passageiro?

A resposta é não. Desde meados da década de 1990, quando a internet passou por um “boom”, deixou de ser restrita para fins militares e passou a ser de uso empresarial e doméstico, a sociedade se inseriu em uma grande transformação.

A escritora Martha Gabriel, em seu mais recente lançamento, o livro “Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo digital” mostra como a transformação digital faz parte do nosso dia a dia, nos mais diversos meios, como na biologia, na sociologia e na economia.

Tais aspectos listados por Martha confirmam que a tecnologia não é algo estático, pelo contrário, ela está sempre se reinventando e cabe às empresas e às pessoas acompanharem as modificações do cenário.

Quais são os principais impactos da transformação digital na sociedade?

A modernidade é líquida, veloz e dinâmica. Essa afirmação é do pensador Zygmunt Bauman, que acredita na fluidez e efemeridade das relações, conforme disserta em suas principais obras como “Amor líquido” e “Modernidade líquida”.

Desse modo, a pós-modernidade é vista como mote para muitas transformações na sociedade e nas formas como os relacionamentos ocorrem.

Para as empresas, por exemplo, marcar presença na internet, tendo perfis nas redes sociais e modificando o seu esquema de relações públicas para ter uma relação mais próxima com os seus clientes e prospects é fundamental.

O mesmo ocorre nos processos internos, sendo que o endomarketing ganha cada vez mais força, pois as gerações Y e Z cresceram em um ambiente onde a tecnologia impera, onde tudo se resolve muito rápido e esse espírito também os acompanha no trabalho.

Quais são os principais desafios que as empresas têm em relação à transformação digital?

As organizações precisam entender que não podem ficar “paradas” no tempo. É preciso estar sempre em um processo cíclico de melhorias, adotando metodologias internas que valorizem a capacidade do ser humano para lidar com as novas tecnologias.

Além disso, é preciso que os diretores repensem a cultura organizacional, que precisa ser baseada no princípio da inovação e com uma base horizontalizada, ou seja, com todos os colaboradores colocados em um mesmo patamar de importância.

Essa breve reflexão nos faz pensar e entender como a transformação digital é algo constante em nossas vidas. É algo que veio para ficar e as empresas que não se adaptarem a essa nova filosofia ficarão para trás, sendo ultrapassadas por outras mais modernas em diversos aspectos.

Gostou dessas informações? Quer receber mais artigos interessantes em seu e-mail? Então assine a nossa newsletter e tenha tudo em primeira mão!

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.