Comunicação interna e endomarketing pertencem ao marketing ou ao RH?

Comunicação interna e endomarketing pertencem ao marketing ou ao RH?

Não há como negar a importância da boa comunicação na empresa para integrar equipes, fortalecer a cultura organizacional, potencializar a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, gerar bons resultados para o negócio. No entanto, a comunicação corporativa não se trata apenas de um segmento, ela é subdividida em diferentes áreas — entre elas, a comunicação interna e o endomarketing.

No post a seguir, além de apresentarmos os conceitos sobre esses dois departamentos e as suas principais diferenças, vamos mostrar qual área é a verdadeira responsável em manter uma boa comunicação interna da empresa. Confira!

Comunicação interna

A comunicação interna é um segmento da comunicação que visa promover o bom diálogo entre os colaboradores e a organização. Quando é vista como fator estratégico, é capaz de aumentar a satisfação e engajamento dos funcionários com as atividades da empresa.

Isso não apenas traz vantagens para o colaborador, que pode trabalhar em um ambiente com o clima agradável, como para a própria organização que melhora seus resultados diante do mercado.

Para que as ações de comunicação interna sejam bem-sucedidas, o uso de ferramentas, como newsletter, jornal interno, informativo, entre outros, é algo essencial para atingir os colaboradores. Vale ressaltar que, assim como é feito com os consumidores, também é importante utilizar uma linguagem direcionada.

Endomarketing

Diferente da comunicação interna, o endomarketing tem o objetivo de vender a imagem da empresa para o público interno. Assim como são utilizadas estratégias de atração com o público externo, a fim se persuadi-lo e conquistá-lo, o mesmo é feito para os colaboradores da empresa.

Nesse sentido, o endomarketing tem um importante papel de motivar os funcionários a se envolver mais com a organização, levando a melhora, principalmente, do atendimento ao cliente.

Ao contrário da comunicação interna, na qual os resultados são a longo prazo, no endomarketing os resultados são imediatos, precisando, no entanto, de um bom planejamento estratégico para que os colaboradores passem a “vestir a camisa da empresa”.

A comunicação interna é responsabilidade do marketing ou do RH?

Embora tanto o setor de marketing quanto de RH tenham seu nível de contribuição na comunicação interna da empresa, é importante entender quem tem maior responsabilidade em mantê-la atraente e bem-sucedida.

Para descobrir isso, vamos relembrar o propósito da comunicação interna: ela tem o papel de desenvolver e promover a cultura organizacional, de modo que o público interno crie um bom relacionamento com a empresa e, consequentemente, passe a se engajar mais com as metas e objetivos da organização.

O setor de marketing é estruturado para planejar e elaborar soluções para clientes finais, tendo, portanto, um foco mais direcionado no produto ou no serviço do mercado externo. Nesse sentido, à primeira vista, não é difícil enxergar que ele não tem tanta compatibilidade com a comunicação interna, a qual preza pela cultura da instituição.

Já a área de recursos humanos, além de ter o público interno como foco, também pode utilizar estratégias de marketing para deixar os funcionários mais engajados com o trabalho. Com isso, o RH é visto como o principal responsável pela comunicação interna da empresa.

A comunicação interna e endomarketing fazem parte da comunicação corporativa da empresa. Embora tenham motivações e finalidades diferentes, trabalham com objetivo de trazer melhores resultados para a organização, a partir da maior produtividade dos colaboradores.

Vale destacar que a contratação de uma empresa especializada para lidar com a comunicação interna — principalmente quando você não entende muito bem quem deveria gerenciar a área — é extremamente recomendada.

Precisa de ajuda com a comunicação interna da sua organização? Entre em contato conosco e saiba como podemos solucionar o seu problema!

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.