Comunicação digital: a importância da atualização dos conteúdos antigos (e como fazer)

Comunicação digital: a importância da atualização dos conteúdos antigos (e como fazer)

Quando falamos em estratégias de comunicação digital para empresas, o marketing de conteúdo é algo que nunca pode ser deixado de lado. Afinal, esse tipo de ação faz com que as marcas sejam mais reconhecidas, ganhando em credibilidade e reputação com o seu público.

Mas não é só de conteúdos novos que sobrevive uma estratégia na comunicação digital. A atualização de postagens antigas no blog da empresa pode ser tão importante quanto a produção de novas.

Pensando nisso, neste post, vamos tirar algumas de suas dúvidas sobre esse assunto. Confira!

Por que devemos atualizar conteúdos na comunicação digital?

Quando falamos em produção de conteúdo para web, é importante salientar que existem duas modalidades: o conteúdo noticioso e o conteúdo evergreen. No primeiro caso, estamos falando de materiais jornalísticos que trazem uma notícia.

O segundo caso, mais utilizado no marketing de conteúdo, é chamado de evergreen — ou “sempre verde”, em tradução livre. Ou seja, um blogpost evergeen é aquele que pode ser interessante para alguém tanto hoje, como amanhã ou até mesmo daqui a seis meses ou um ano.

Apesar disso, algumas afirmações — como estatísticas e dados de mercado — citadas nos textos podem ficar desatualizadas com o passar do tempo. Por isso, atualizar esses conteúdos pode ser interessante para que não se tornem obsoletos.

Como identificar os conteúdos que devem ser atualizados?

Existem alguns pontos que podem ser levados em consideração ao escolher quais conteúdos devem ser atualizados no blog de uma empresa. Veja os principais a seguir.

Conteúdos muito antigos

São conteúdos que já estão há mais de um ano publicados no blog e que, por isso, podem ter informações desatualizadas. Nesse caso, os dados devem ser complementados ou substituídos por outros mais recentes.

Conteúdos mais acessados

Os conteúdos que são mais acessados no seu blog indicam que o seu público se interessa por aqueles assuntos abordados. Logo, atualizá-los pode ser interessante não apenas para atrair novos leitores, mas também para que as pessoas que já os leram possam obter novas informações.

Você até poderia criar um conteúdo novo com informações mais “frescas” sobre o assunto, mas essa página muito acessada já está indexada pelo Google — e aproveitar isso pode ser uma excelente estratégia.

Conteúdos com maior tempo de permanência

Assim como os conteúdos mais acessados, também devem ser levados em consideração aqueles que fazem aumentar o tempo de permanência dos usuários no site.

Da mesma forma que a categoria anterior, esses índices demonstram interesse alto das pessoas por esses conteúdos. Logo, atualizá-los poderá ser uma boa tática para que continuem com boa visibilidade.

Qual é a melhor maneira para manter os conteúdos sempre atualizados?

A criação de um calendário editorial é a melhor maneira de manter os seus conteúdos sempre atualizados. Ao desenvolver um novo conteúdo para o blog de sua empresa, você pode, por exemplo, programar uma atualização dentro de seis meses.

Adotando essa metodologia, você sempre terá matérias atualizadas em seus canais, fortalecendo sua estratégia de comunicação digital.

Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Então, leia o nosso artigo sobre publicações empresariais na produção de conteúdo!

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