03 jan 2019 Comunicação digital: por que atualizar os seus conteúdos antigos?
Quem busca relevância competitiva e crescimento nas vendas precisa compreender a necessidade de implementar uma comunicação digital que atenda às demandas do novo consumidor.
As estratégias de marketing de conteúdo têm uma relevância crescente nesse novo meio e precisam se lapidar constantemente para trazer os resultados de engajamento e autoridade que as marcas almejam. Um desses refinamentos é a atualização de conteúdos antigos, uma vez que conteúdos desatualizados podem se tornar irrelevantes e manchar a reputação e estratégia de uma empresa.
Se você está curioso para saber por que é importante atualizar seus conteúdos constantemente e quais os benefícios dessa prática, não perca este post que preparamos para você!
Motivos para atualizar seu conteúdo antigo
Aprimoramento da comunicação digital
A digitalização dos meios de comunicação melhora o engajamento do público com as marcas que se comprometem a entregar conteúdos que falem a sua linguagem. Também amplia os canais de comunicação, centrados antigamente no presencial e no telefone.
Essa evolução aumenta o relacionamento com o cliente, melhora a identificação da persona, gera mais oportunidades de negócio e fortalece o branding. Com peso tão grande no marketing, as marcas não podem correr o risco de perderem sua reputação e presença digitais, oferecendo um site desatualizado e irrelevante.
Melhoria da conversão e dos resultados
Manter o conteúdo de um site evergreen útil gera credibilidade para quem o publica. Com maior exibição nas buscas e, consequentemente, em acessos, as chances de conversão crescem proporcionalmente.
Para melhorar ainda mais os seus resultados, opte por atualizar os conteúdos com o maior número de acessos e não somente os mais antigos. Os primeiros sinalizam os assuntos pelos quais seu público mais se interessa e, se melhores ranqueados, possibilitam o ingresso de novos consumidores.
Aumento do tráfego orgânico
É de conhecimento geral que 70% dos cliques realizados pelos usuários da busca do Google se dão entre a primeira e sexta posição do mecanismo.
O Google prioriza a exibição do que é mais relevante e adequado aos termos de pesquisa. Conteúdo atualizado é um dos fatores que o algoritmo considera ao ranquear um site. Seu algoritmo varre a web em busca dos sites que estão em constante aprimoramento e exibe aqueles que considera mais “amigáveis” nesse quesito.
Assim, a atualização é uma das estratégias de SEO que ajuda a levar tráfego orgânico e qualificado para o seu site, pois aumenta as chances do conteúdo ser visto e acessado.
Reforço da autoridade
Não perca os esforços da estratégia de marketing digital com posts duvidosos. Se o seu blog ou site tem conteúdos com mais de seis meses ou linkagem externa corrompida, estude a possibilidade de fazer algumas atualizações.
Com isso, você transmite para o seu cliente a impressão de ser especialista, uma referência naquele assunto que você se propõe a tratar.
Geração de diferencial competitivo
Se uma pessoa está buscando material na Web, ela vai optar por materiais com datas mais recentes, subtendendo que ali existe uma informação mais precisa e atualizada sobre o que ela precisa saber.
Por isso, não atualizar o conteúdo deixará você automaticamente atrás dos concorrentes. Evite isso, pois, na comunicação digital, cada pequeno detalhe conta para estar à frente da concorrência.
Mas não pense que apenas uma atualização de data renovará todo o texto. Reveja se os principais conceitos ainda estão em uso e use um linkbuilding mais consistente, se possível. A criação de um calendário editorial ajuda a fazer essas revisões de forma mais coesa e organizada.
Neste artigo, você conferiu alguns motivos para atualizar seus conteúdos constantemente e melhorar a estratégia de comunicação digital de sua marca. Então, mãos à obra!
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