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Como desenvolver uma estratégia de Social Selling pensando no B2B?

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e boa parte das trocas sociais já ocorre na internet. Por isso, ao desenvolver uma estratégia de marketing B2B, investir no social selling pode ser uma boa ideia.

Apesar de existir a falsa ideia de que apenas as vendas diretas para o consumidor podem ser conquistadas por meio das mídias sociais, o contato de empresas com empresas, ou seja, o B2B, também pode se beneficiar desses canais. Afinal, as empresas são geridas por pessoas e as pessoas estão nas redes sociais.

Para que você entenda mais sobre como desenvolver uma estratégia de social selling pensando no B2B, respondemos as principais dúvidas que os profissionais de marketing têm sobre o assunto.

O que é uma estratégia de social selling?

Pode ser chamada de estratégia de social selling todas as ações planejadas que uma empresa adota para conquistar vendas por meio das redes sociais. Para isso, no entanto, não basta apenas ter perfis nessas mídias. É necessário investir em pesquisa para saber como melhor utilizá-las.

O ideal é que você defina uma persona para seu negócio e produza conteúdo para redes sociais com base na técnica do funil de vendas, conforme prevê o inbound marketing.

Quais são as melhores redes sociais para praticar o social selling no marketing B2B?

Vendas B2C podem ser prospectadas facilmente por meio de redes sociais como o Facebook e o Instagram. Já para o caso do B2B, talvez seja mais interessante focar em outras mídias mais segmentadas, como é o caso do LinkedIn, que tem um perfil mais empresarial.

No entanto, isso não é uma regra. Tudo depende da segmentação de cada área. Se sua empresa, por exemplo, comercializa câmeras fotográficas para estúdios de fotografia, talvez utilizar o Instagram e o Tumblr seja uma alternativa interessante, uma vez que os fotógrafos profissionais utilizam muito essas redes para divulgar seus trabalhos.

Tudo, portanto, é uma questão de pesquisa, que precisa ser muito bem realizada para descobrir quais são as mídias mais indicadas para desenvolver uma estratégia de vendas.

Como desenvolver uma estratégia de social selling na prática?

A premissa básica para desenvolver uma estratégia de social selling é o investimento em conteúdo, uma vez que o consumidor precisa ser atraído por materiais de qualidade. As redes sociais se destacam por abrigarem diversos tipos de conteúdos como fotos, áudios, vídeos, entre outros.

Além disso, também é importante utilizar as ferramentas disponíveis em cada rede social. O Facebook, por exemplo, permite que as páginas de empresas criem uma espécie de lojinha, na qual produtos são disponibilizados com fotos e preços para o consumidor.

Como avaliar e fazer ajustes nas ações de social selling?

Para desenvolver uma estratégia de social selling, é preciso planejamento. Para verificar se os objetivos estão sendo alcançados, é necessário avaliar os resultados. Eles podem ser mensurados a partir de métricas como o ROI das vendas feitas por meio das redes sociais.

Após essa avaliação, podem ser feitas melhorias para aperfeiçoar o que não foi positivo e potencializar aquilo que já está dando certo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as estratégias de social selling para o marketing B2B, pode planejar e colocar essas ações em prática em sua empresa. Se fizer um bom trabalho, certamente terá resultados positivos.

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