Como alinhar a busca pela reputação empresarial

Quando uma empresa contrata um serviço de comunicação para melhorar a reputação empresarial – assessoria de imprensa, produção de conteúdo, engajamento nas redes sociais, marketing direto e dezenas de outras modalidades – ela está pensando em que? Afinal, ela quer obter o que como resultado dessa movimentação?

Alguns dirão que depende do nicho de atuação da companhia: indústria, prestação de serviços, comércio direto… E outros que varia conforme o momento que a empresa vive: expansão, crise, IPO, entre outros. Sim, todos esses pontos fazem sentido e estão no pacote. Mas o que a empresa contratante quer, no fundo, é melhorar a sua reputação.

O que é a reputação empresarial?

Quando falo em reputação empresarial, estou me referindo ao engajamento junto aos já famosos stakeholders. Porém, não entenda esse público somente como seu mercado consumidor. Assim, ele engloba desde seus fornecedores, passando pelos seus empregados até chegar à ponta, à venda do seu produto ou serviço.

Um exemplo: a empresa X estipulou, em seu plano estratégico para os próximos cinco anos, a expansão de sua planta. Para isso é necessário um investimento que, muitas vezes, demanda um empréstimo bancário. Dessa forma, para que consiga melhores taxas, os pontos de vista da empresa e do banco devem estar em sintonia, ou seja, a empresa precisa demonstrar, com números e encantamento (aqui entra novamente o trabalho das empresas de comunicação), que ambas as instituições pensam o futuro do país, ou do mercado de atuação de x, de forma similar.

Talvez essa mesma empresa precise engajar seus empregados em um segundo turno de trabalho, diante da expectativa de aquecimento do mercado nos próximos meses. Ou seja, nada mais importante do que demonstrar as vantagens para empregados e empregadores que esse movimento gerará. E como fazer isso se não for por meio de ações de comunicação interna?

Como aplicar?

Os exemplos são muitos. Porém, no fundo, se resumem a trazer para si seus stakeholders. Trata-se, no final das contas, de se buscar um alinhamento, uma relação mutuamente proveitosa entre a empresa e seus públicos de atuação.

Um mantra deveria ser afixado na mesa de todos os executivos que buscam entender a importância da reputação para o futuro de sua uma empresa: “Estratégia, que busca o alinhamento por meio da comunicação”.

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