Comunicação empresarial: 5 elementos para torná-la mais efetiva

Uma comunicação empresarial efetiva contribui diretamente para o crescimento e sucesso de uma empresa no mercado. Isso porque quando as pessoas estão bem informadas, todos os resultados podem ser alcançados com mais facilidade.

Mas para ter uma boa comunicação, seja ela interna ou externa, é importante levar alguns fatores em consideração. Você deve eliminar possíveis ruídos e escolher os canais certos para diálogo, variando de acordo com o seu público-alvo.

Quer saber mais sobre o assunto? Criamos este post para você: continue lendo e veja os elementos que podem tornar sua comunicação empresarial efetiva e bem-sucedida!

1. Defina seu receptor

Antes de qualquer outro aspecto, é importante definir exatamente para quem será direcionada a comunicação. Basicamente, você possui dois públicos: o interno e o externo.

O interno é composto pelos funcionários da empresa. Quando a equipe está informada e alinhada, ela permanece mais motivada na busca pelos resultados — e o número de erros e problemas tende a cair consideravelmente.

A comunicação externa, por outro lado, é aquela realizada especialmente com os clientes da empresa. Essa comunicação tem como objetivo engajar decisões de compras e fidelizar consumidores, tornando-os leais à marca.

Depois de definir seu público principal, busque entender mais sobre ele. Avalie a faixa de idade, a classe social, a região geográfica, estilo de vida, entre outros.

2. Utilize as ferramentas adequadas

Uma boa ferramenta pode otimizar a comunicação, tornando-a muito mais eficiente e contribuindo para melhorar os resultados desejados.

Se você deseja se comunicar com o público externo, existe uma infinidade de possibilidades. Você pode usar a internet, links patrocinados, revistas e jornais. O mais indicado é que tenha o auxílio de um especialista, para que não perca tempo e dinheiro.

Existem outras ferramentas que são utilizadas especificamente na comunicação interna. Algumas delas são: intranet, TV corporativa, e-mail, redes sociais corporativas, mural de recados, newsletter, sistemas especializados, entre outros.

Um bom canal de comunicação é indispensável para transmitir a mensagem com mais clareza!

3. Elimine possíveis ruídos

Se você não está familiarizado com essa palavra, é importante entendê-la no contexto da comunicação empresarial. Ruído é tudo aquilo que pode interferir na comunicação entre o emissor e o receptor, seja isso um aspecto interno ou externo.

Imagine que você esteja em um ambiente barulhento, onde é quase impossível ouvir alguém. Esse é um ruído físico. Por sorte, ele é mais evidente e mais simples de ser solucionado.

Também existem outros três tipos de ruídos. O fisiológico (dor de cabeça, fadiga); o psicológico (mente vagante, falta de interesse); e o semântico (quando as pessoas fazem interpretações diferentes da mesma mensagem).

Identifique e elimine os ruídos que podem atrapalhar sua comunicação!

4. Acompanhe os resultados obtidos

É comum que o emissor não mensure os resultados obtidos com a comunicação. Isso é um grande problema, pois nunca saberá se o tempo e dinheiro foi bem investido.

Por isso, é importante definir e acompanhar alguns indicadores que possam revelar as melhorias obtidas. Por exemplo: os clientes começaram a gastar mais? Iniciaram compras recorrentes? Os funcionários ficaram mais motivados?

Defina alguns indicadores de desempenho que mais interessam à empresa e veja como a comunicação contribui para melhorá-los. Assim, você poderá mensurar os resultados obtidos de forma simples e clara.

5. Melhore continuamente sua comunicação

Ao acompanhar os resultados, é possível criar um fluxo de feedback do seu público, definindo se a comunicação foi ou não eficiente. Assim, você poderá melhorar de forma contínua, realizando as alterações necessárias para torná-la ainda mais eficiente.

Ao levar esses elementos em consideração, certamente conseguirá otimizar o diálogo com seu público de interesse e motivar comportamentos positivos — mas é importante contar com a ajuda de um especialista que te ajude a planejar e executar a comunicação!

Agora que você já está por dentro de como estabelecer uma comunicação empresarial efetiva, aproveite para continuar aprendendo: leia sobre os 3 maiores desafios da comunicação empresarial e como vencê-los!

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