14 ago 2019 O que é uma boa assessoria de imprensa na visão dos jornalistas?
Contratar uma boa assessoria de imprensa é um passo importante para ter uma comunicação organizacional eficiente. Afinal, os veículos midiáticos são um público de muito interesse das empresas, sendo verdadeiros parceiros para divulgar novos produtos, esclarecer acontecimentos em situações de crise etc.
A assessoria de imprensa tem o objetivo de servir como um elo entre a organização e os diferentes canais de mídia, como jornais, portais de notícia, emissoras de rádio e TV etc. Porém, não basta contratar qualquer profissional ou agência que preste esse serviço!
Os jornalistas recebem muito material de assessores de imprensa, mas dão prioridade para publicar aquilo que foi enviado por profissionais com os quais eles têm uma boa relação. É por isso que você precisa contratar uma assessoria que seja vista com bons olhos pelos formadores de opinião.
Veja, a seguir, características que denotam uma boa assessoria de imprensa na visão dos jornalistas.
Tem carisma
O carisma é um fator importante para uma assessoria de imprensa. Ao entrar em contato com jornalistas, por telefone, e-mail ou outro canal, o assessor precisa ser simpático e cordial. Dessa forma, os veículos midiáticos criarão uma relação de amizade e confiança com esses profissionais. Assim, será mais fácil de emplacar releases, por exemplo.
Desenvolve materiais com uma ótima escrita
Imagine a seguinte situação: um jornalista de um importante jornal recebe um release cheio de erros de português, com informações desencontradas ou sem um encadeamento lógico das ideias. Quais são as chances dele publicar essa notícia? Zero!
Por isso, é fundamental que o assessor saiba desenvolver materiais de qualidade, com uma ótima escrita. Somente assim terá êxito em conquistar mídia espontânea para a organização para que trabalha.
Sabe adaptar o discurso para diferentes veículos
A comunicação digital tem feito com que novos formatos de mídia caiam no gosto popular. Se antigamente a televisão era o veículo mais nobre, atualmente enfrenta uma disputa acirrada com a internet.
Mas será que uma comunicação vista por bons olhos por um jornalista tradicional causará o mesmo impacto em um youtuber? São linguagens bem diferentes! O assessor de imprensa precisa estar preparado para dialogar com todos os tipos de influenciadores e formadores de opinião.
É criativa
A assessoria de imprensa precisa ser criativa e ir além do óbvio, para causar impacto nos jornalistas. Imagine que a sua empresa está lançando um novo produto e chame os veículos de comunicação para uma entrevista coletiva.
Você acha que causa mais impacto enviar apenas um convite ou enviar uma unidade do produto ou brinde que gere curiosidade no jornalista? Certamente é a segunda opção!
Dá uma boa orientação para os jornalistas
Os jornalistas precisam ser bem orientados para desenvolverem uma pauta de qualidade. Por isso, o assessor precisa ter uma comunicação direta com esses profissionais, estando sempre à disposição para prestar esclarecimentos, por exemplo.
As características que citamos são muito importantes para que a sua assessoria de imprensa realmente seja bem vista pelos jornalistas e você colha bons resultados. Por isso, pesquise bem antes de contratar esse tipo de serviço!
Nós, da Interface Comunicação, temos mais de duas décadas de experiência nessa área. Acesse o nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços!
No Comments