Entrevista coletiva de imprensa

Coletiva de imprensa: qual é o melhor momento para fazer?

Fazer uma coletiva de imprensa é um dos trabalhos que mais gera preocupação para os assessores de comunicação das empresas. Isso porque esse tipo de ação exige uma série de preparativos e observações importantes para que o evento tenha uma justificativa, bem como obtenha êxito no objetivo que pretende atingir.

Com base nessa premissa, muitos profissionais da área acabam tendo dúvidas sobre qual é o melhor momento para fazer uma coletiva de imprensa.

Foi por isso que desenvolvemos este post, que pretende solucionar uma série de questões correlatas a essa e que podem servir de subsídio para encontrarmos uma boa resposta para a pergunta inicial. Acompanhe nos tópicos a seguir.

Para que serve uma coletiva de imprensa?

O objetivo de uma coletiva de imprensa é reunir em único local diversos jornalistas ou representantes de veículos de comunicação, como jornais, portais de notícias, emissoras de rádio e televisão etc., para que o porta-voz da organização repasse uma informação importante que possa ser publicada nesses canais.

Que tipos de assunto rendem uma coletiva de imprensa?

Na maioria das vezes, a coletiva de imprensa é utilizada em situações de crise de imagem, quando uma organização precisa fazer um comunicado para contornar um problema pelo qual passou e afetou sua credibilidade no mercado.

No entanto, a coletiva de imprensa também pode servir para divulgar boas notícias, quando uma organização lança um produto inovador e quer divulgá-lo para o grande público, por exemplo.

Elas também são muito comuns entre os artistas, quando é lançado um novo álbum musical ou filme, e times de futebol, quando uma nova contratação é realizada, por exemplo.

Qual é o papel do assessor nesse tipo de entrevista?

O assessor de imprensa é o profissional responsável por todos os preparativos que envolvem uma entrevista coletiva. Ele deve desenvolver as pautas que serão utilizadas, listar os jornalistas e veículos de comunicação que deverão ser convidados, fazer o envio dos convites, escolher o melhor local para o evento, preparar o entrevistado, estabelecer regras para as perguntas, entre outras atribuições.

Que itens não podem ser deixados de lado em uma coletiva de imprensa?

São diversos os itens que não podem ficar de fora da agenda do organizador de uma entrevista coletiva com órgãos da imprensa. Os principais são os seguintes:

Local

É preciso escolher um local que seja de fácil acesso e que tenha a infraestrutura adequada para receber a todos os veículos de imprensa com conforto e comodidade.

Horário

Embora a internet impere nos dias atuais e conteúdos possam ser publicados a todo instante pelas mídias, é relevante escolher um horário que permita que as matérias e reportagens produzidas pelos jornalistas possam ser publicadas no jornal impresso do dia seguinte ou exibidas nos telejornais do horário nobre da TV.

Assunto relevante

Conforme destacamos, o assunto da entrevista coletiva precisa ser realmente importante e inovador. Algo com pouco relevância e baixo interesse do público dificilmente chamará a atenção das mídias.

Presença de diversos veículos de comunicação

O assessor de imprensa precisa ter um bom relacionamento com os jornalistas para conseguir agregar a presença de diversos veículos de comunicação nos eventos que organiza. Também deve ter o cuidado de convidar veículos estratégicos. Em uma entrevista convocada por um time de futebol, por exemplo, é essencial a presença de revistas e portais especializados nessa temática.

E então, conseguiu entender qual é o melhor momento para fazer uma coletiva de imprensa? Esperamos que nosso artigo tenha sido útil para os seus próximos eventos!

Por fim, lembre-se que você pode contar com um parceiro para ajudar na organização, definição de pautas e mobilização da imprensa para a coletiva. Nós da Interface Comunicação estamos à disposição para esse trabalho. Entre em contato e saiba mais!

Relacionado

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.