23 maio 2018 Big Data e planejamento de marketing: uma conexão eficiente
Nos últimos tempos, é comum que os responsáveis pela administração de mídias e da comunicação nas empresas tenham ouvido falar na relação entre big data e marketing. Afinal, são muitos os eventos, livros da área, artigos em revistas e portais, entre outros meios que falam sobre esse encadeamento.
Porém, apesar da ampla difusão que o tema tem recebido, muitos profissionais ainda não têm plena consciência do que realmente é o big data e como ele pode fazer uma conexão eficiente com o planejamento de marketing.
Se você se identificou com essa situação, não se preocupe! Neste post, vamos explicar o que é big data e o motivo de ele estar tão em alta. Além disso, falaremos sobre a junção do big data com o marketing, trazendo exemplos práticos. Siga a leitura e acompanhe todas essas informações!
O que é o big data?
Em palavras simples e de fácil entendimento, o big data é um conjunto de informações disponíveis em bancos de dados, localizados nos servidores de informática das organizações.
O YouTube pode ser considerado um exemplo de big data colaborativo, disponível na internet de forma pública, de modo que qualquer pessoa consegue assistir aos vídeos e fazer o envio de conteúdo próprio.
No meio empresarial, um exemplo de big data pode ser o cadastro de informações pessoais dos clientes da organização. Ao contrário do YouTube, que é público, esses dados são privados, de modo que só a direção e colaboradores autorizados têm acesso às informações registradas.
E qual é a relação entre big data e marketing?
O big data tem se mostrado uma excelente ferramenta para que os profissionais de marketing desenvolvam estratégias. Isso ocorre pelo fato de que, quanto mais ricas e completas forem as informações que as empresas conseguirem de seus clientes e prospects, mais completas e personalizadas poderão ser as ações de marketing.
Com base na interpretação dos dados, os especialistas em marketing poderão, por exemplo, criar uma ação exclusiva para as mulheres e, assim, filtrar apenas pessoas do sexo feminino para enviar uma newsletter. O mesmo corte pode ser feito por idade e por localização geográfica, entre tantos outros fatores.
Quais são as principais ações de marketing que podem se beneficiar com o big data?
Existem várias estratégias de marketing que podem ser mais bem desenvolvidas com a utilização do big data. Para que você possa se inspirar e aplicar essas ações na sua empresa, nós listamos três exemplos. Veja, a seguir: Criação
Criação de personas
As personas são personagens semifictícios, muito utilizadas no marketing de conteúdo e outras ações de marketing. Essas personagens precisam representar um cliente real, tendo características inspiradas em quem realmente compra na empresa. Os dados do big data, portanto, podem ajudar na construção de personas.
Segmentação de leads
Ao direcionar publicações como anúncios pagos em redes sociais ou palavras-chave no Google Adwords, é comum que as empresas se baseiem em dados reais para criar nichos de públicos e, assim, segmentar os seus leads.
Estudo do comportamento do consumidor
Por meio de aplicativos, pixels e cookies em seu site ou blog é possível perceber como é o comportamento do seu consumidor na internet e fazer estudos embasado nesses dados. Você conseguirá saber, em um e-commerce, por exemplo, toda a trajetória que alguém fez no site antes de finalizar uma compra.
Com o big data, as estratégias de marketing têm maiores chances de assertividade, podendo entregar conteúdos personalizados de uma forma eficiente. Isso gera, por consequência, melhores resultados em cada uma das ações de marketing que a empresa adota.
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