assessoria de comunicacao

Assessoria de imprensa faz realmente diferença nos dias atuais?

Com tantas mídias digitais, muitas pessoas ainda se perguntam se a assessoria de imprensa faz realmente diferença nos dias atuais. A resposta é: claro que sim! Da mesma forma que tivemos avanços na publicidade e no marketing digital, a assessoria de imprensa também evoluiu. A função continua a de inserir uma empresa na mídia, porém, utilizando novas estratégias e objetivos.

Além de identificar e explorar oportunidades para que a marca alcance espaço na mídia e fortaleça sua marca, é preciso fazer um planejamento de ações. Sendo assim, o assessor precisa estar antenado sobre o mercado, concorrentes e as oportunidades de negócio. Saiba mais sobre as funções de um assessor clicando aqui.

Continue lendo para saber pontos importantes que faz a assessoria de imprensa ter uma relevância no ambiente digital.

1. On e offline

Para uma comunicação eficaz, é preciso que a identidade da marca esteja alinhada em todas as mídias. Seja na TV, jornais impressos e online, e-mail, redes sociais, outdoors, entre outros. Uma estratégia muito utilizada em campanhas atualmente é a transmídia. Mas o que isso significa?

A estratégia transmídia é quando uma marca transmite mensagens distintas em diferentes canais de comunicação, mas que se completam em uma narrativa. Portanto, essa possibilidade permite a entrega do mesmo conteúdo em todos os canais, mas de formas diferentes. Isso facilita o trabalho do assessor de imprensa, que pode divulgar a mesma campanha de diferentes maneiras.

2. Clippings

A maioria dos jornalistas e blogueiros recebem centenas de releases por dia. A automatização do e-mail marketing, trouxe benefícios, mas também desafios. Assim, a taxa de e-mails que eles recebem superam o tempo que têm para lê-los. Por isso, a vista da imprensa já está treinada para clicar somente nos assuntos que o interessam.

Neste caso, é fundamental que você envie somente para os leitores que realmente estejam realmente interessados no assunto que você aborda. Afinal, é melhor um tiro certeiro do que vários boiando.

4. Redes sociais

As redes sociais são feitas para gerar conexão entre a marca, seja uma empresa ou pessoa, com o seu público. Neste caso, ela é muito benéfica quando se trata de divulgar a imagem da pessoa e também quando alinhada as estratégias de comunicação.

Muitas notas oficiais e depoimentos importantes são divulgados, primeiramente, nas redes sociais do que para a imprensa. Justamente pelo fácil acesso ao público, que já segue a marca e a acompanha em tempo real.

3. Influenciadores digitais na assessoria

Para ajudar a aumentar ainda mais o alcance da sua marca, atrelar a assessoria a influenciadores digitais também é uma ótima opção. Afinal, essas pessoas têm se tornado fontes de informação e referências reais para os consumidores.

Porém, é preciso ter cautela ao escolher os influenciadores. É importante que eles tenham relação e transmitam os mesmos valores e princípios com a marca.

Agora que já te convencemos sobre o papel importante que a assessoria de imprensa continua produzindo nos dias atuais, entre em contato conosco!

Imagem: Reprodução/freepik