Conheça as principais funções de uma assessoria de imprensa e saiba como escolher a melhor para a sua empresa

Visibilidade, aumento de confiança, novos clientes e comunicação mais precisa. Contratar os serviços de assessoria de imprensa pode tornar as ações corporativas mais certeiras e rentáveis. Mas para ocupar um papel de destaque na mídia, sua empresa precisa de um plano de comunicação coerente com os objetivos e valores da sua empresa.  Para isso, é importante escolher uma boa assessoria de imprensa que desenvolva um trabalho estratégico e que te ajude a conquistar visibilidade positiva.

Em vista disso, entenda as principais funções de uma assessoria e como o trabalho será desenvolvido. Ao ter uma noção global do funcionamento de uma assessoria, o esforço em achar uma que se encaixe ao perfil de sua empresa será mais bem aplicado. Leia o texto.

Funções de uma assessoria de imprensa

O principal papel de um assessor é identificar e explorar oportunidades para que a empresa alcance espaço na mídia e fortaleça sua marca. Para isso, é importante conhecer bem a marca assessorada, seu mercado, seus concorrentes e as oportunidades de negócio. Sendo assim, uma das primeiras tarefas é o planejamento das ações, além da pesquisa e análise de cenário da organização.

A partir disso, a assessoria será capaz de mapear oportunidades de exposição do cliente e  identificar os melhores lugares para sua marca estar presente.

Também é papel da assessoria construir um bom relacionamento com os veículos para que o seu assessorado seja considerado uma fonte confiável e disponível para atender demandas da imprensa. Isso significa conhecer as preferências editoriais de cada veículo e suas características. Além de conhecer os jornalistas e saber quais os temas em que ele é especializado, por exemplo: tecnologia, economia, política.

Além de estar disponível para atender a imprensa, é importante que o assessorado esteja bem preparado e orientado para falar com o veículo. Isso assegura uma maior segurança na hora de dar entrevistas e declarações e torna o cliente uma fonte de informação respeitada e valorizada.

A empresa para além das campanhas publicitárias

Outro papel de uma assessoria de imprensa é comunicar ao público o lado da empresa que não é mostrado nas campanhas publicitárias. Dar visibilidade a ações internas do RH, mostrar mais sobre os colaboradores, falar sobre grandes transações e negociações, fechamento de contratos, entre outros.

Valorizar essas ações, contribui para a humanização da empresa e para construir uma imagem e reputação positivas, mostrando que vender não é o único objetivo da organização.

Mensurar os resultados do trabalho

Por último, mas não menos importante: é essencial mensurar os resultados e apresentar relatórios no decorrer do trabalho. Com informações claras e as oportunidades de melhorar a exposição da empresa.

É importante que em todos os momentos que a empresa escolha se posicionar e comunicar tanto com seu público, quanto com os stakeholders que ela adote um discurso coerente e conte com um porta-voz qualificado.

Isso é a chave para neutralizar adversidades e evitar que a instituição seja alvo de boatos, tanto nos momentos de crise, quanto em situações do cotidiano. Além disso, possibilita que a organização alcance ampla visibilidade e conquiste uma boa imagem.

A Interface construiu ao longo dos seus 27 anos de história, um sólido relacionamento junto aos principais veículos de comunicação do país. Nossos clientes estão sempre em evidência e por isso, somos referência em assessoria de imprensa em Minas Gerais!

Se você se interessou pelo serviço de assessoria de imprensa entre em contato e saiba mais.