Comunicação mercadológica não é o mesmo que comunicação institucional!

Comunicação mercadológica não é o mesmo que comunicação institucional!

É bastante comum que algumas pessoas façam confusão entre os termos comunicação mercadológica e comunicação institucional. Muitas vezes, eles são vistos como sinônimos, mas isso não é verdade. Pelo contrário, são conceitos bem diferentes.

Neste post, vamos explicar o que é a comunicação mercadológica, a sua diferença em relação à comunicação institucional, como ela se desenvolve nas empresas e quais são as suas principais ações. Confira!

O que é a comunicação mercadológica?

Margarida Kunsch, uma das principais pesquisadoras em comunicação do país, define a comunicação mercadológica como aquela que “[…] é responsável por toda a produção comunicativa em torno dos objetivos mercadológicos, tendo em vista a divulgação publicitária dos produtos ou serviços de uma empresa. Ela está vinculada diretamente ao marketing de negócios”.

Qual é a diferença entre comunicação mercadológica e comunicação institucional?

Como podemos perceber, a comunicação mercadológica tem como objetivo a divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa. Já a comunicação institucional tem um foco mais relacionado à divulgação dos valores e da cultura organizacional de um negócio.

Ainda tendo como referência a obra de Kunsch, verificamos que a autora classifica a comunicação institucional como “[…] a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formação de uma imagem e identidade corporativa fortes e positivas de uma organização”.

Como a comunicação mercadológica se desenvolve em coerência com outras modalidades nas empresas?

No livro “Planejamento de relações públicas na comunicação integrada”, Kunsch trabalha com o conceito que chama de Comunicação Organizacional Integrada. Segundo essa ideia, os processos comunicacionais devem atuar em sinergia nas empresas, formando um ciclo em que todas as modalidades de comunicação devem atuar juntas, cada qual com seus objetivos.

Além da comunicação mercadológica e da comunicação institucional, fazem parte desse ciclo a comunicação interna e a comunicação administrativa.

Quais são as principais ações da comunicação mercadológica?

A comunicação mercadológica, conforme explicamos, está relacionada ao marketing e à promoção de produtos e serviços. Entre as principais ações que podem ser desenvolvidas, destacamos as relacionadas a seguir. Veja!

Merchandising

É uma ação desenvolvida no ponto de vendas. Tem o objetivo de fazer com que possíveis clientes tenham contato com um produto e, assim, possam se interessar por adquiri-lo.

Marketing direto

São ações de marketing que falam diretamente com o cliente. O envio de malas diretas, o e-mail marketing, o telemarketing, entre outros, são exemplos do marketing direto.

Publicidade inovadora

Diz respeito à divulgação espontânea de um produto ou serviço. Assim, é preciso trabalhar a marca para que os próprios consumidores se tornem promotores, divulgando-a para outras pessoas.

Eventos

São realizados para que uma marca possa conhecer e interagir com os seus consumidores. Hoje, podem ser feitos, até mesmo, eventos online, como as webinars.

Promoção de vendas

Aqui, falamos de atividades que têm o objetivo de aumentar as vendas de um produto ou serviço, fazendo promoções. Exemplo disso são campanhas temáticas em datas comemorativas ou na Black Friday.

Agora, você já sabe o que é a comunicação mercadológica e como diferenciá-la da comunicação institucional. Por isso, tome cuidado para não errar as nomenclaturas!

Gostou do nosso artigo e quer receber mais informações por e-mail? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter!

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.