07 ago 2018 7 tipos de conteúdo para alavancar a sua estratégia de blog
Grande parte das empresas contemporâneas já compreenderam que ter uma estratégia de blog embasada nos preceitos do marketing de conteúdo pode trazer resultados positivos. Essa realidade se justifica, principalmente, pelo fato de que esse tipo de marketing oferece um material de qualidade para os clientes e prospects.
Assim, essas pessoas fazem buscas para encontrar os materiais produzidos para o blog corporativo, sem que elas sejam obrigadas a ver isso, como acontece nos anúncios nas mídias tradicionais como o rádio e a televisão.
Dentro desse contexto, desenvolver variados tipos de conteúdo para alavancar a sua estratégia de blog é muito importante. Listamos algumas opções que você pode utilizar. Confira nos tópicos a seguir.
1. E-books
Os e-books são verdadeiras iscas de leads, pois possibilitam que as pessoas preencham um formulário para o fazer o download e, assim, oferecer meios de contato para a empresa desenvolvedora.
Tais materiais precisam ter um foco específico e, além do texto de qualidade e mais avançado do que nos posts comuns, é importante contar também com uma diagramação diferenciada, com um layout que chame a atenção dos leitores.
2. Vídeos
Conteúdos com o formato em vídeo são excelentes para qualquer etapa do funil de uma estratégia de blog. A ideia é que você faça vídeos e os publique em seu canal no YouTube e, posteriormente, compartilhe o link incorporado no blog.
Os vídeos podem ser curtos ou longos, de acordo com o objetivo de cada um deles. Podem ser feitas dicas breves, material interativo, cursos gratuitos etc.
3. Webinars
Webinars são uma espécie de palestra online, em que uma pessoa especialista em um assunto reúne em uma página do blog pessoas interessadas em ouvir o que ele tem a dizer.
Trata-se de um chat em tempo real, em que você poderá interagir com leads e esclarecer dúvidas sobre temas relacionados aos serviços que você oferece. Por isso, esse tipo de material é indicado para o meio do funil.
4. Infográficos
Unir imagens com textos breves pode ser uma excelente ideia para chamar atenção do público, e é essa a ideia dos infográficos.
Esses materiais precisam ter conteúdos breves, destacados e que tragam informações pontuais e diretas, como estatísticas, por exemplo.
5. Tutoriais
As pessoas fazem muitas buscas na internet para tirar dúvidas diversas sobre situações do dia a dia. É por isso que os tutoriais ou artigos de “como fazer” podem ser uma excelente alternativa de conteúdo para a etapa de atração de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Fazer uma boa pesquisa de volume de buscas de palavras-chave é essencial para identificar boas oportunidades de tutoriais para produzir.
6. Listas
Assim como os tutorias, as listas são muitos acessadas, pois o título funciona como um gatilho mental para o leitor.
Tratam-se dos conteúdos popularizados por sites, como o Buzzfeed, e que tem títulos como “5 dicas sobre tal coisa”, “Os 8 melhores hábitos para aquilo” etc.
7. Cases de sucesso
Na etapa de consideração do funil, uma ideia interessante é mostrar cases de sucesso de empresas ou pessoas que você atendeu.
O objetivo desse tipo de material é mostrar como a solução que você oferece é eficiente e pode fazer a diferença também para quem está lendo o artigo naquele momento.
Além desses tipos de conteúdo, existem outros que podem alavancar a sua estratégia de blog. O ideal é que você faça testes e identifique qual deles é mais interessante para as suas personas.
E, para que você saiba como planejar conteúdos interessantes para o seu blog, recomendamos a leitura do e-book “Keyword planner: um guia para otimizar o rankeamento do seu site”. Baixe agora mesmo!
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